Cartografia das práticas colaborativas e participativas: desdobramentos e potências
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234615352023191Mots-clés :
Arte contemporânea, Participação, Colaboração, PúblicoRésumé
Este artigo analisa a multiplicidade de termos adotados para caracterizar práticas artísticas colaborativas e participativas, para tanto, elenca definições que surgiram a partir da década de 1990 e suas particularidades. A investigação se justifica tanto por sugerir um mapeamento e uma organização cronológica desses estudos e desses modos de atuar no campo da arte, bem como por valorizar as especificidades dessas abordagens teóricas, distinguindo-as: novo gênero de arte pública, arte de margens, arte baseada em comunidades, estética relacional, arte dialógica, arte intervencionista, arte socialmente engajada, estética de emergência, virada social, arte participativa, virada pedagógica e arte colaborativa. Entre os objetivos desta pesquisa está refletir sobre a aproximação do público com essa tendência da produção contemporânea, incentivada por diversos autores situados em diferentes contextos locais. Para isso, se estabeleceu uma abordagem qualitativa e de levantamento bibliográfico, tratando-se de aportes dos teóricos principais, tais como: Suzanne Lacy, (1994), Bruce Barber, (1996), Deidre Williams (1997), Nicolas Bourriaud (1998) Grant H. Kester (1998, 2004, 2011, 2012), Jonas Ekeberg (2003), Claire Bishop (2006, 2008, 2012) e Reinaldo Laddaga (2006).
Téléchargements
Références
BARBER, Bruce. Littoralist Art Practice and Communicative Action. Disponível em: http://www.brucebarber.ca/index.php/littorialist. Data de acesso: 03 de fev. de 2020.
BISHOP, Claire. Antagonism and relational aesthetics. October, vol. 110, pp. 51-80, Fall 2004.
BISHOP, Claire. Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. New York: Verso, 2012.
BISHOP, Claire. A virada social: colaboração e seus desgostos. Revista Concinnitas, ano 9, v.1, n. 12, 2008.
BISHOP, Claire. Participation. Cambridge; London: The MITPress & White chapel, 2006. Disponível em: https://monoskop.org/images/b/b1/Bishop_Claire_ed_Participation.pdf. Data de acesso: 03 de fev. de 2020.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CAMERON, Dan. Sonsbeek 93. Disponível em: https://www.artforum.com/print/199309/sonsbeek-93-33730. Data de acesso: 16 de fev. de 2021.
CREAGH, Robyn e MCGANN, Sarah. Visual spatial enquiry: diagrams and metaphors for architects and spatial thinkers. Nova Iork: Routledge, 2019.
DECTER, Joshua e ZAHM, Olivier. Project Unité, Firminy. Disponível em: https://www.artforum.com/print/199309/project-unite-firminy-33735. Data de acesso: 16 de fev. de 2021.
EKEBERG, Jonas. Institutional Experiments between Aesthetics and Activism. In: HEBERT, S; KARLSEN, A. S. (orgs.). Self-Organized. London: Open Editions: 2013. Disponível em: https://politicasexpositivas.files.wordpress.com/2015/01/ekeberg.pdf. Data de acesso: 03 de fev. de 2021.
GONÇALVES, Mônica Hoff. A virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto brasileiro. 272 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Artes. Porto Alegre, 2014.
GRANT, Kester. Conversation Pieces: The Role of Dialogue in Socially-Engaged Art. Disponível em: http://camusf.edu/CAM/exhibitions/2008_8_Torolab/Readings/Conversation_PiecesGKester.pdf. Data de acesso: 17 de fev. de 2021.
GRANT, Kester. Interview with Grant Kester. Disponível em: http://martinkrennnet/the_political_sphere_in_art_practices/?pageid=1878. Acesso: 03 de fev. de 2020.
FOSTER, Hal. O retorno do real: A vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
LACY, Suzanne. Mapping the terrain: New genre of public art. Seattle: Bay Press, 1995. Disponível em: https://monoskop.org/images/7/7c/Lacy_Suzanne_ed_Mapping_the_Terrain_New_Genre_Public_Art_1995.pdf. Data de acesso: 06 de fev. de 2020.
LADDAGA, Reinaldo. Estética de la emergencia: la formación de otra cultura de las artes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2006. Disponível em: https://artenocampo.files.wordpress.com/2013/10/laddaga_reinaldoestetica_de_la_emergencia.pdf . Acesso: 06 de fev. de 2020.
MÖNTMANN, Nina. Transforming Communities. Disponível em: http://www.heikejung.de/text-moentmann.pdf. Acesso: 03 de fev. de 2020.
PINTO, José Marcelino de Rezende. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Paidéia, FFCLRP, Ribeirão Preto, p. 77-96, Fev./Ago, 1995.
PODESVA, Kristina Lee. A Pedagogical Turn: Brief Notes on Education as Art. Disponível em: https://fillip.ca/content/a-pedagogical-turn. Acesso: 27 de mai. de 2021
ROGOFF, Irit. Turning. Disponível em: https://www.eflux.com/journal/00/68470/turning/. Acesso: 06 de fev. de 2020.
SCANLAN, Joseph. Culture in action. Disponível em: https://www.frieze.com/article/cultureaction. Acesso: 16 de fev. de 2021.
THOMPSON, Nato. Living as form: socially engaged art from 1991- 2011. In: BECKER, C. Microutopias: public pratice in the public sphere. 1. ed. Nova Iork: Creative Time. 2012.
WILLIAMS, Deidree. How the arts measure up: Australian research into Social Impact. Disponível em: https://arestlessart.files.wordpress.com/2016/11/1997-deidre-williams-how-the-arts-measure-up.pdf. Acesso: 14 de jul. de 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Julia Pereira de Souza, Denise Adriana Bandeira 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade