Cartografia das práticas colaborativas e participativas: desdobramentos e potências

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234615352023191

Mots-clés :

Arte contemporânea, Participação, Colaboração, Público

Résumé

Este artigo analisa a multiplicidade de termos adotados para caracterizar práticas artísticas colaborativas e participativas, para tanto, elenca definições que surgiram a partir da década de 1990 e suas particularidades. A investigação se justifica tanto por sugerir um mapeamento e uma organização cronológica desses estudos e desses modos de atuar no campo da arte, bem como por valorizar as especificidades dessas abordagens teóricas, distinguindo-as: novo gênero de arte pública, arte de margens, arte baseada em comunidades, estética relacional, arte dialógica, arte intervencionista, arte socialmente engajada, estética de emergência, virada social, arte participativa, virada pedagógica e arte colaborativa. Entre os objetivos desta pesquisa está refletir sobre a aproximação do público com essa tendência da produção contemporânea, incentivada por diversos autores situados em diferentes contextos locais. Para isso, se estabeleceu uma abordagem qualitativa e de levantamento bibliográfico, tratando-se de aportes dos teóricos principais, tais como: Suzanne Lacy, (1994), Bruce Barber, (1996), Deidre Williams (1997), Nicolas Bourriaud (1998) Grant H. Kester (1998, 2004, 2011, 2012), Jonas Ekeberg (2003), Claire Bishop (2006, 2008, 2012) e Reinaldo Laddaga (2006).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Julia Pereira de Souza, Ponta Grossa State University

Mestre em Arte pela UNESPAR, licenciada em Artes Visuais pela UEPG e professora colaboradora pela UEPG. http://lattes.cnpq.br/1306794606303297, spjuliaps@gmail.com

Denise Adriana Bandeira, University of the State of Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Educação pela UFPR, bacharel em Engenharia Civil UFPR e professora adjunta pela UNESPAR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7336525235378003. E-mail: denise.bandeira@unespar.edu.br

Références

BARBER, Bruce. Littoralist Art Practice and Communicative Action. Disponível em: http://www.brucebarber.ca/index.php/littorialist. Data de acesso: 03 de fev. de 2020.

BISHOP, Claire. Antagonism and relational aesthetics. October, vol. 110, pp. 51-80, Fall 2004.

BISHOP, Claire. Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. New York: Verso, 2012.

BISHOP, Claire. A virada social: colaboração e seus desgostos. Revista Concinnitas, ano 9, v.1, n. 12, 2008.

BISHOP, Claire. Participation. Cambridge; London: The MITPress & White chapel, 2006. Disponível em: https://monoskop.org/images/b/b1/Bishop_Claire_ed_Participation.pdf. Data de acesso: 03 de fev. de 2020.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CAMERON, Dan. Sonsbeek 93. Disponível em: https://www.artforum.com/print/199309/sonsbeek-93-33730. Data de acesso: 16 de fev. de 2021.

CREAGH, Robyn e MCGANN, Sarah. Visual spatial enquiry: diagrams and metaphors for architects and spatial thinkers. Nova Iork: Routledge, 2019.

DECTER, Joshua e ZAHM, Olivier. Project Unité, Firminy. Disponível em: https://www.artforum.com/print/199309/project-unite-firminy-33735. Data de acesso: 16 de fev. de 2021.

EKEBERG, Jonas. Institutional Experiments between Aesthetics and Activism. In: HEBERT, S; KARLSEN, A. S. (orgs.). Self-Organized. London: Open Editions: 2013. Disponível em: https://politicasexpositivas.files.wordpress.com/2015/01/ekeberg.pdf. Data de acesso: 03 de fev. de 2021.

GONÇALVES, Mônica Hoff. A virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto brasileiro. 272 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Artes. Porto Alegre, 2014.

GRANT, Kester. Conversation Pieces: The Role of Dialogue in Socially-Engaged Art. Disponível em: http://camusf.edu/CAM/exhibitions/2008_8_Torolab/Readings/Conversation_PiecesGKester.pdf. Data de acesso: 17 de fev. de 2021.

GRANT, Kester. Interview with Grant Kester. Disponível em: http://martinkrennnet/the_political_sphere_in_art_practices/?pageid=1878. Acesso: 03 de fev. de 2020.

FOSTER, Hal. O retorno do real: A vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

LACY, Suzanne. Mapping the terrain: New genre of public art. Seattle: Bay Press, 1995. Disponível em: https://monoskop.org/images/7/7c/Lacy_Suzanne_ed_Mapping_the_Terrain_New_Genre_Public_Art_1995.pdf. Data de acesso: 06 de fev. de 2020.

LADDAGA, Reinaldo. Estética de la emergencia: la formación de otra cultura de las artes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2006. Disponível em: https://artenocampo.files.wordpress.com/2013/10/laddaga_reinaldoestetica_de_la_emergencia.pdf . Acesso: 06 de fev. de 2020.

MÖNTMANN, Nina. Transforming Communities. Disponível em: http://www.heikejung.de/text-moentmann.pdf. Acesso: 03 de fev. de 2020.

PINTO, José Marcelino de Rezende. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Paidéia, FFCLRP, Ribeirão Preto, p. 77-96, Fev./Ago, 1995.

PODESVA, Kristina Lee. A Pedagogical Turn: Brief Notes on Education as Art. Disponível em: https://fillip.ca/content/a-pedagogical-turn. Acesso: 27 de mai. de 2021

ROGOFF, Irit. Turning. Disponível em: https://www.eflux.com/journal/00/68470/turning/. Acesso: 06 de fev. de 2020.

SCANLAN, Joseph. Culture in action. Disponível em: https://www.frieze.com/article/cultureaction. Acesso: 16 de fev. de 2021.

THOMPSON, Nato. Living as form: socially engaged art from 1991- 2011. In: BECKER, C. Microutopias: public pratice in the public sphere. 1. ed. Nova Iork: Creative Time. 2012.

WILLIAMS, Deidree. How the arts measure up: Australian research into Social Impact. Disponível em: https://arestlessart.files.wordpress.com/2016/11/1997-deidre-williams-how-the-arts-measure-up.pdf. Acesso: 14 de jul. de 2022.

Téléchargements

Publiée

2023-02-01

Comment citer

SOUZA, Julia Pereira de; BANDEIRA, Denise Adriana. Cartografia das práticas colaborativas e participativas: desdobramentos e potências . Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 191–213, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023191. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22702. Acesso em: 17 juill. 2024.