Direção: Roma - detalhes de um trajeto entre Lisboa e Gênova em finais do Settecento

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234614332022190

Mots-clés :

Viajantes, Século XVIII, Espanha, França, Itália

Résumé

Em finais do século XVIII, Roma ainda domina os sonhos e objetivos dos artistas europeus. Partem de Paris, de Londres, mas também de cidades menos estudadas pela história da arte canónica, como Lisboa e Madrid, e até de Marselha, Barcelona ou Saragoça. Pela enumeração detalhada das suas paradas entre Lisboa e a «cidade eterna», o itinerário terreste do frade português Anastácio de Santa Clara, publicado pela primeira vez em 1791, baseado nas sua experiência pessoal, nos permite retraçar alguns desses itinerários, usuais mas menos conhecidos – porque partiam dos confins ocidentais da Europa - e de melhor entender assim esses percursos, em termos temporais e visuais.  Percorreremos com ele o caminho até cidade de Genova, onde recomenda ao viajante embarcar e prosseguir por mar.

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Biographie de l'auteur

Patricia Delayti Telles, Universidade de Coimbra

Doutora em História da Arte (UE, 2015), pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Estudos de Arqueologia, Arte e Ciências do Património (CEAACP) da Universidade de Coimbra e no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora com bolsa da FCT. CV: https://www.cienciavitae.pt/portal/9718-AF22-EB36

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Publiée

2022-05-01

Comment citer

TELLES, Patricia Delayti. Direção: Roma - detalhes de um trajeto entre Lisboa e Gênova em finais do Settecento. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 190–223, 2022. DOI: 10.5965/2175234614332022190. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22012. Acesso em: 23 déc. 2024.

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