A iconologia como experiência estética. Ensaio sobre uma imagem sem fonte encontrada no Warburg Institute Photographic Collection.
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234613302021247Mots-clés :
Aby Warburg, Iconologia, Arquivo, Vênus, FortunaRésumé
Este artigo narra a experiência de pesquisa iconológica possibilitada pelo Warburg Institute Photographic Collection, em busca das fontes e referências de uma fotografia do acervo londrino. O ensaio desenvolve-se ao redor do tema clássico das personificações das deusas Fortuna e Vênus, e as relações visuais que se apresentam entre ambas, principalmente depois do século XV. Levantam-se questões acerca do processo metodológico do historiador da arte frente à pesquisa em arquivos e acervos, e também frente às problemáticas linguísticas. Compreende-se a pesquisa de matriz iconológica como um processo de criação narrativa e de tensões entre corpo, palavra e imagem, e portanto, como uma experiência estética. O ensaio desenvolve diálogos com Aby Warburg, Edgar Wind, Fritz Saxl, Monica Centanni e Raul Antelo.
Téléchargements
Références
ANTELO, Raúl. Potências da imagem. Chapecó: Argos, 2004.
BARALE, A. SQUILLARO, L. Regesto di testi inediti e rari dal Warburg Institute Archive sul tema della Fortuna. La Rivista di Engramma, n. 92, agosto 2011.
BEYSSI-CASSAN, M. Le métier d'émailleur à Limoges: XVIe-XVIIe siècle. Thèse soutenue à l’Ecole Pratique des Hautes Etudes, Paris 2003 [2004].
Catalogo illustrado, Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola celebrada em Lisboa em 1882 sob a protecção de Sua Majestade el-Rei o Senhor D. Fernando II. Acervo Biblioteca Nacional de Portugal BNP, 2 volumes, Lisboa 1882.
CENTANNI, Monica (a cura di). L’originale assente. Introduzione allo studio della tradizione classica. Milano: Bruno Mondadori, 2005.
CHAUDHURI, Supriya. The Chariot of Venus: A Note on Chapman's Mythographical Sources. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, vol. 44, 1981, pp. 211–213. JSTOR, www.jstor.org/stable/751071. Acessado em 28/02/2021.
DATABASE, 2021. Iconographic Database. The Warburg Institute Iconographic Database. Link: https://iconographic.warburg.sas.ac.uk/vpc/VPC_search/main_page.php. Acesso em: 28/02/2021.
DIAS, Carlos M. Cartas de Lisboa, segunda serie, Lisboa: s. ed, 1905.
DIDI-HUBERMAN, G. Ninfa fluida: essai sur le drapé-désir. Paris: Gallimard, 2015.
ECO, Umberto. Pós-escrito In: O Nome da Rosa. Tradução de Letizia Zini Antunes e Álvaro Lorencini. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
GOMBRICH, E. H. Symbolic Images. Studies in the art of the Renaissance. Londres: Phaidon Press, 1972.
HIGGOTT, Suzanne. Wallace Collection Catalogues: glass and Limoges painted enamels. The Wallace Collection. Londres: Paul Holberton Publishing, 2011.
MUELA, Juan Carmona. Iconografía Clásica. Madrid: Ediciones istmo; Akal, 2000.
NELSON, A. H. Mechanical Wheels of Fortune, 1100-1547. In: Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, Vol.43 (1980), pp-227-233. The Warburg Institute; JSTOR, 1980.
NIETZSCHE, F. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Trad. Marco A. Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
ROMANDINI, F. L. A Ascensão de Atlas. Glosas sobre Aby Warburg. Trad. F. de Carli. Florianópolis, 2017.
SANTOS, A. P. M. Esmaltes de Limoges e Peninsulares em Portugal da época Medieval à época Moderna. Tese de Doutoramento em História da Arte Portuguesa. Porto 2016.
SAPIENZA, Goliarda Sapienza. Ancestrale. Milano: Lavita felice, 2013.
SEMINARIO MNEMOSYNE, A cura di Id. Fortuna nel Rinascimento. Una lettura di Tavola 48 del Bilderatlas Mnemosyne. In: La Rivista di Engramma 92, agosto 2011. Link de acesso: http://www.engramma.it/eOS/index.php?id_articolo=1649 Acesso em: 20/01/2021.
Sotheby’s Catalog. PRIVATE COLLECTOR. Attributed to Colin Nouailher. TAZZA WITH AN ANGEL FEEDING A PROPHET, PROBABLY ISAIAH. Limoges, circa 1530-1550. Londra, 2015. Link de acesso: https://www.sothebys.com/en/auctions/ecatalogue/2015/old-master-sculpture-works-art-l15231/lot.82.html Acesso em: 28/02/2021.
SAXL, F. Lectures. London: The Warburg Institute, 1957.
TONIN, T. Eredità e Nachleben: L'opera e la fortuna Critica di Aby Warburg negli studi storico-artistici. La prospettiva iconologica e il valore mnemonico delle immagini. Tesi di Dottorato. Settore Scientifico Disciplinare: museologia e critica artistica e del restauro (m-sto/04) e storia contemporanea (l-art/04). Università Degli Studi Della Basilicata (DICEM): Matera, 2019.
VAN STRATEN, Roelof. Introduzione all’iconografia. Milano: Jaca Book SpA, 2009.
SEZNEC, Jean. La sopravvivenza degli antichi dei. Saggio sul ruolo della tradizione mitologica nella cultura e nell’arte rinascimentali. Torino: Bollatti Boringhieri, 2015.
VERDIER, Ph. The Taft Museum European. Decorative Arts, New York 1995.
WARBURG, A. Le ultime volontà di Francesco Sassetti. In: La rinascita del paganesimo antico, a c. di G. Bing, tr. it. di E. Cantimori, Firenze: Nuova Italia (1° edizione) 1966 [1907].
WARBURG, A. Per monstra ad sphaeram. A cura di D. Stimilli e C. Wedepohl. Milano: Abscondita, 2014 [1923-1925].
WARBURG, A. Frammenti sull’espressione. A cura di Susanne Muller. Pisa: Ed. della Normale Superiore di Pisa, 2011.
WIND, Edgar. Warburg’s Concept of Kulturwissenschaft and its Meaning for Aesthetics. In: PREZIOZI, Donald (ed.). The Art of Art History. A Critical Anthology. New York: Oxford University Press, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Thays Tonin 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade