Registro ou obra? O lugar da performance no trabalho de Tony Camargo

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234609202018025

Mots-clés :

Tony Camargo, arte contemporânea, performance, Fotomódulos, documento

Résumé

Neste artigo, faremos uma abordagem sobre o lugar da performance no circuito da arte contemporânea. Para isso, realizaremos uma reflexão sobre a obra de Tony Camargo, artista visual e performer que tensiona os limites impostos à arte performática ao capturar e editar fotografias de suas encenações. Ao nos atentarmos à série Fotomódulos buscamos compreender como e quando, para o artista, o registro da performance torna-se obra. Para isso, entrevistamos Tony com a intenção de entender quais camadas são sobrepostas à sua atuação performática na produção e pós-produção das fotografias que capturam suas gestualidades. Não temos como pretensão desenvolver uma análise crítica da qualidade formal de seu trabalho, mas sim cartografar os procedimentos que possibilitam, para Tony, que a captura do gesto performático se torne artefato de museu. Subjacente à análise, trabalharemos, a partir de Auslander (2013) Agra (2009), os tensionamentos impostos à documentação da performance, vista por alguns como outra forma de arte.

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Yasmin Fabris, Université fédérale du paraná

Doutoranda em Design pela Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Sistemas de Produção e Utilização. Mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na linha de pesquisa Mediações e Culturas. Participa do grupo de pesquisa Design e Cultura (UTFPR). Possui graduação em Bacharelado em Design pela UTFPR, com habilitação em design gráfico e de produto. Professora do Instituto Federal do Paraná. Seus temas de pesquisa e interesse são: design e cultura, cultura popular, cultura material, história do design e memória e patrimônio.

Ronaldo de Oliveira Corrêa, Université fédérale du paraná

Mestre pelo PPGTE/UTFPR (2003), sob a orientação da Dra. Marília Gomes de Carvalho. Doutor pelo PPGICH/UFSC (2008), sob a orientação da Dra. Carmem Rial e do Dr. Gilson Queluz. Em 2007 realizou estágio de doutoramento no México, no Posgrado en Ciéncias Antropológicas da Universidad Autónoma Metropolitana ? Unidad Iztapalapa, sob a orientação do Dr. Néstor Garcia Canclini, na área de políticas culturais. Recebeu o Prêmio Capes de Teses ? edição de 2009. Estágio de pós-doutorado CAPES no PPGAS/UFRGS (jul de 2012 a jul de 2013), sob a supervisão da Dra. Cornélia Eckert. Atualmente é professor na Universidade Federal do Paraná UFPR, onde atua na graduação e pós-graduação. Áreas de interesse: cultura material, memória e trabalho, sistemas técnicos e tecnologia, produção e crítica de imagem.

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Publiée

2018-04-26

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FABRIS, Yasmin; CORRÊA, Ronaldo de Oliveira. Registro ou obra? O lugar da performance no trabalho de Tony Camargo. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 20, p. 25–41, 2018. DOI: 10.5965/2175234609202018025. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12137. Acesso em: 22 nov. 2024.

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