Mediação e Ensino da Arte: Um Exercício de Partilha do Sensível

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234604072012006

Palabras clave:

Educação estética, Formação dos sentidos humanos, Leitura de imagens, Mediação, Produção e consumo da arte

Resumen

Nesse trabalho, pretende-se pensar a educação estética no ensino formal e espaços não escolares partindo do pressuposto de que a produção artística satisfaz a necessidade de expressão de seu criador; porém, enquanto criação para os outros, deve ser compartilhada. Inscreve-se aí o papel do educador em arte: mediador do processo de partilha do sensível ou de apropriação da realidade humano-social também sob a forma de arte. O exercício de mediação – obra, autor, leitores – pode contribuir sobremaneira para tornar visível o significado humano objetivado nas obras de arte.  Assim, concebe-se a mediação como um lugar de análise da produção artístico-visual conectando-a as suas condições de produção e apreciação; de produção de novos significados; de distribuição dos bens culturais e, por último, instância de construção de autonomia do aluno na leitura de imagens, processo permanente de significação, de apropriação e de partilha da arte, uma das principais contribuições da educação estética.

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Biografía del autor/a

Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta, Universidad Federal de Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. 

Mauren Teuber, Universidad Federal de Paraná

Mestre em Educação na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2013-05-24

Cómo citar

SCHLICHTA, Consuelo Alcioni Borba Duarte; TEUBER, Mauren. Mediação e Ensino da Arte: Um Exercício de Partilha do Sensível. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 7, 2013. DOI: 10.5965/2175234604072012006. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3335. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática