Bromelie: Esercizi di percezione della natura in base agli studi di Goethe e Holdrege

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612262020039

Palabras clave:

camminata, natura, Goethe, osservazione, proposta artistica

Resumen

L’articolo presenta una proposta artistica che comprende camminata ed esercizi di disegno, scrittura e corpo per la percezione di una pianta. La concezione della natura si basa sugli studi scientifici di Goethe e sulle riflessioni della ricerca di Craig Holdrege. Cerchiamo di esplorare le possibilità di essere aperti ai fenomeni della natura, utilizzando la pianta come guida nel processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Vicentini, Universidade do Estado de Santa Catarina

Daniela Vicentini formou-se em bacharelado em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP, 1995); fez mestrado em História Social da Cultura, na PUC-Rio, em 2000. É doutoranda no programa de pós-graduação da UDESC (ingresso em 2019), na linha de pesquisa em Processos Artísticos Contemporâneos. Participa do Grupo de Pesquisa “Articulações Poéticas”. De 2001 a 2005, lecionou na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e na UniBrasil, em Curitiba. Em 2006, foi uma das vencedoras do prêmio editorial Iberê Camargo, publicou “Tríptico à Iberê” (Cosac Naify, 2010) e, em parceria com Fernando Burjato, “Arte brasileira nos acervos de Curitiba” (Segesta, 2010). Em 2014, realizou a exposição individual, Ma r, no Centro Cultural Badesc, em Florianópolis; e, em 2015, Vai vem ver, no Museu da Gravura, em Curitiba. Em 2009 e 2010, realizou o Treinamento em Goetheanismo, em 2019, concluiu a formação em Terapia Artística Antroposófica, ambos na Associação Sagres, Florianópolis. www.danielavicentini.com.br

Citas

ALAIN OF LILLE [Alanus de lnsulis], d. 1202. The complaint of nature, Yale Studies in English, v. 36 (1908), Translation of De planctunatura. by Douglas M. Moffat. Pagination preserved in text form. Disponível em: <http://www.fordham.edu/halsall/basis/alain-deplanctu.asp>. Acesso em: 29/10/2019.

CLARK, Kenneth. Paisagem na arte. Lisboa: Ulisseia, 1949.

ERTHAL, Mateus Duque. Traduzindo Clássicos: Gefunden, de Goethe – o trabalho do Barão de Paranapiacaba. Revista Tradterm. São Paulo, USP, v. 18, p. 68-88, 2011.Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/tradterm/article/view/36755> . Acesso em: 26/10/2019.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.

GOETHE, Johann Wolfgang von. A metamorfose das plantas.4. ed.São Paulo: Antroposófica, 2005.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Ensaios científicos. São Paulo: Barany/Ad Verbum, 2012.

HOLDREGE, Craig. Thinking like a plant. Tradução livre de Manika Bebhinn Ramsay. New York: Lindisfarne, 2013.

ROSENTHAL, Dália. Joseph Beuys: o elemento material como agente social. São Paulo: ARS, São Paulo, v.9, n.18, 2011. Disponível em 29/10/2019 <:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202011000200008>. Acesso em: 29/10/2019

SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Publicado

2020-01-01

Cómo citar

VICENTINI, Daniela. Bromelie: Esercizi di percezione della natura in base agli studi di Goethe e Holdrege. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 039–050, 2020. DOI: 10.5965/2175234612262020039. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16448. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática