A imagem-ficção como estratégia de ação para mundos possíveis

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612272020199

Palabras clave:

mundos possíveis, imagem-ficção, fingere, arte contemporânea, teoria da imagem

Resumen

Neste artigo, propõe-se uma aplicação das teorias dos mundos possíveis no estudo da imagem e de seus efeitos. Após uma breve introdução a esse universo teórico, passa-se para o contexto das artes visuais, no qual não existem ainda muitos trabalhos publicados a respeito. Desenvolve-se um pensamento dos modos de fazer mundos, que emerge de uma imagem-ficção ativa, instaurada pelo fingere. A atitude de autodenunciação dessa imagem permite ao espectador encontrar evidências de sua qualidade de manipulada, o que acaba por permitir uma mudança cognitiva em relação às construções e mudanças que podemos realizar no nosso mundo dito real. Após um estudo de caso, conclui-se que, como a imagem, a realidade é matéria manipulável, e a compreensão disso abre vias para a construção de novos contextos na atualidade.

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Publicado

2020-05-01

Cómo citar

BETHONICO, Marina Romagnoli. A imagem-ficção como estratégia de ação para mundos possíveis. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 199–213, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020199. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13338. Acesso em: 23 nov. 2024.

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