Fazer mundos, fabricar possíveis: práticas do artista do fingere

Autores

  • Marina Romagnoli Bethonico Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613302021169

Palavras-chave:

mundos possíveis, fingere, imagem-ficção, fotografia contemporânea

Resumo

Este texto tem como objetivo discorrer sobre as motivações que me ligam à pesquisa teórica e prática em artes visuais que tenham implicações coletivas. Após uma breve introdução ao meu percurso de artista-pesquisadora, uma contextualização das disciplinas teóricas com as quais me envolvo é apresentada a fim de iniciar uma reflexão acerca da imagem fotográfica, no contexto da arte contemporânea, e sua produção de instantes, alinhada a um tempo aiônico coerente com sua lógica de manipulação. A teoria dos mundos possíveis visuais norteia essa reflexão, na qual as noções de “fingere” e de “imagem-ficção” se destacam. Um estudo de caso é apresentado, a partir do trabalho do artista Éric Baudelaire, que articula ambiguidades da imagem para pensar as potências do falso na re-construção de outras versões da dita realidade. Conclui-se que a imagem (pós-)fotográfica contemporânea transita entre três graus: o evento original, o histórico e o de imagem. Este último se vale da potência modificadora de mundos, que a imagem-ficção porta consigo, para estimular o movimento na direção e na criação de novos caminhos coletivos.

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Biografia do Autor

Marina Romagnoli Bethonico, Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3)

Marina RB é artista e pesquisadora, doutora pela Université Sorbonne-Nouvelle Paris 3 (2019/DPE-CAPES), mestre e bacharel pela Escola de Belas Artes da UFMG (2015 e 2011). LATTES: http://lattes.cnpq.br/1234164803125109

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

BETHONICO, Marina Romagnoli. Fazer mundos, fabricar possíveis: práticas do artista do fingere. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 30, p. 169–183, 2021. DOI: 10.5965/2175234613302021169. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19430. Acesso em: 19 mar. 2024.