Fazer mundos, fabricar possíveis: práticas do artista do fingere
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613302021169Palavras-chave:
mundos possíveis, fingere, imagem-ficção, fotografia contemporâneaResumo
Este texto tem como objetivo discorrer sobre as motivações que me ligam à pesquisa teórica e prática em artes visuais que tenham implicações coletivas. Após uma breve introdução ao meu percurso de artista-pesquisadora, uma contextualização das disciplinas teóricas com as quais me envolvo é apresentada a fim de iniciar uma reflexão acerca da imagem fotográfica, no contexto da arte contemporânea, e sua produção de instantes, alinhada a um tempo aiônico coerente com sua lógica de manipulação. A teoria dos mundos possíveis visuais norteia essa reflexão, na qual as noções de “fingere” e de “imagem-ficção” se destacam. Um estudo de caso é apresentado, a partir do trabalho do artista Éric Baudelaire, que articula ambiguidades da imagem para pensar as potências do falso na re-construção de outras versões da dita realidade. Conclui-se que a imagem (pós-)fotográfica contemporânea transita entre três graus: o evento original, o histórico e o de imagem. Este último se vale da potência modificadora de mundos, que a imagem-ficção porta consigo, para estimular o movimento na direção e na criação de novos caminhos coletivos.
Downloads
Referências
BAQUÉ, D. Photographie plasticienne, l’extrême contemporain. Paris: Regard, 2004.
BAUDELAIRE, E. Potências do falso. Tradução: Tradução: Lucas Eskinazi e Nina Guedes. ARS, São Paulo, v. 16, n. 33, p. 241-253, ago. 2018.
BAUDELAIRE, E. Eric Baudelaire by Benoît Rossel. BOMB Magazine, 15 jul. 2017. Disponível em: https://bombmagazine.org/articles/eric-baudelaire/. Acesso em: 14 dez. 2020.
BELTING, H. La vraie image: croire aux images?. Paris: Gallimard, 2007.
BETHONICO, M. R. artista que fingere: a manipulação da imagem entre a imanência,
as sobrevivências e a dupla-dobra. 2015. 141 p. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola
de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível
em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/EBAC-A47FYR. Acesso em:
dez. 2020.
BETHONICO, M. R. IMAGE-FICTION, IMAGE-ACTION. Mise en jeu de la photographie
contemporaine entre théorie des mondes possibles et théorie des actes d’image.
523 p. Tese (Doutorado em Artes) - Université Sorbonne Nouvelle Paris III,
Paris, 2019. Disponível em: https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-02865326. Acesso
em: 14 dez. 2020.
CARVALHO, J. D. Artes e Mundos Possíveis. Aisthe, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10, p. 120-137, out. 2012.
CHÉROUX, C. Fautographie: petite histoire de l’erreur photographique. Crisnée: Yellow Now, 2003.
DELEUZE, G. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, G. Logique du sens. Paris: Minuit, 1969.
DUBOIS, P. De l’image-trace à l’image-fiction. Le mouvement des théories de la photographie de 1980 à nos jours. Études photographiques, Paris, n. 34, s.p., jun. 2016.
DURAND, R. L’impératif documentaire. In: Qu’est-ce que la photographie aujourd’hui ? Paris: Beaux-arts, 2009, p. 30-35.
GUNTHERT, A.; POIVERT, M. (org.). L’art de la photographie: des origines à nos jours. Paris: Citadelles & Mazenod, 2007.
GUNTHERT, A. L’image partagée: la photographie numérique. Paris: Textuel, 2015.
FINEMAN, M. Faking it: Manipulated Photography Before Photoshop. New York: Metropolitan Museum of Art, 2012.
LAVOCAT, F. Fait et fiction: pour une frontière. Paris: Seuil, 2016.
LEIBNIZ, G. W. Ensaios de Teodicéia sobre a bondade de Deus, a liberdade do homem e a origem do mal. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.
MORTARI, C. A. Introdução à lógica. Sao Paulo: UNESP, 2001.
PAVEL, T. Univers de la fiction. Paris: Seuil, 1988.
POIVERT, M. La photographie contemporaine. Paris: Flammarion, 2002.
ROUILLÉ, A. La photographie: entre document et art contemporain. Paris: Gallimard, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marina Romagnoli Bethonico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade