O dispositivo videográfico e as narrativas de si mesmo e do outro: Videocorpo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234610212018101Palabras clave:
corpo, videoperformance, dispositivo videográfico, Nina GalanternickResumen
Apresentamos este artigo sobre as narrativas de si mesmo e do outro por meio do estudo do vídeo Entre de Nina Galanternick. Partindo do argumento de que o corpo que performa para a câmera atua como um operador de sentido do dispositivo videográfico e que o sincretismo corpo-máquina age como protagonista da construção de identidade entre os sujeitos, buscamos aproximar o vídeo das ideias de programação e dispositivo, para defendê-lo como elemento performático, para além de um meio de registro ou documentação. Para fundamentação teórica optamos pelos autores Gilles Deleuze, Giorgio Agamben e Vilém Flusser e seus estudos sobre dispositivos e técno-imagens, Hans Belting e a relação entre corpo e imagem e Arlindo Machado e a arte do vídeo brasileiro. Conhecer as relações entre visibilidade e interação, corpo e vídeo, arte performática e linguagem videográfica nos permitiu compreender como se constroem o sentido da vida, das relações entre os corpos e as narrativas de si mesmo e do outro.
Descargas
Citas
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo?. In: outratravessia. Florianópolis, n. 5, jan. 2005. p.9-16, Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12576>. Acesso em: 14 jul. 2016.
BELTING, H. Imagem, Mídia e Corpo: Uma nova abordagem à Iconologia.In: Revista Ghrebh-, Imagens e Mediações, vol. 1, no. 08, 2006. p.32-60. Disponível em: <http://www.revista.cisc.org.br/ghrebh/index.php?journal=ghrebh&page=article&op=view&path%5B%5D=178&path%5B%5D=189>. Acesso em: 14 jul. 2016.
CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. 7ª. ed. São Paulo: Cultrix, 2011. 296p.
DELEUZE, G. “O que é um dispositivo”. In: O mistério de Ariana. Lisboa: Vega, 1996, s/p.
ENTRE. Nina Galanternick, edt. Videoarte. 1999. Disponível em: < http://ninagalanternick.com/Entre-1> Acesso em: 21 de abr. 2018.
FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.108p.
FLUSSER, V. O Universo das Imagens Técnicas. Elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008. 150p.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Edições Graal, 2003. 430p.
MACHADO, A. Made in Brasil. Três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras, 2007. 443p.
SARZI-RIBEIRO, R. A. Regimes de visibilidade do corpo fragmentado e construção de sentido e interação na videoarte brasileira. São Paulo. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica – PUC, São Paulo – SP. 2012, 384p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Palíndromo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade