Diálogos entre Arte e Design: Avaliação e re-design de game artístico-educativo

Authors

  • Ana Beatriz Bahia
  • Antônio Vargas
  • Luís Carlos Petry
  • Arlete dos Santos Petry
  • André Luiz Battaiola
  • Luciana Rocha Mariz Clua

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234604082012207

Keywords:

videogame , art , education

Abstract

The videogames are a remarkable phenomenon in today's culture. It highlights the importance of the game for humanity. The videogames are subject of interdisciplinary research and require dialogue between different professionals. By this way, the project "Dialogues between Art and Design" (UDESC / CNPq, 2012-2013) was proposed by six researchers of educational and/or artistic games. The dialogue is been guided by the game's The Quelicera`s Mansion and a research that showed the qualities and improvement points about this game. This article presents the beginning of the "Dialogues between Art and Design" which has two goals: a) improve concepts and methods of development and evaluation of educational games, b) produce a new version of The Quelicera`s Mansion that will be free in web from 2013.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AARSETH, E.. Computer Game Studies, Year One. Game Studies. 2001. Disponível em: http://gamestudies.org/0101/editorial.html. Acesso: 08/08/2011.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2a edição. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BAHIA, A. B.. Jogando Arte na Web: Educação em Museus Virtuais (disponível em: http://www.tede.ufsc.br/tedesimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=61 4). Tese de Doutorado em Educação, UFSC, Florianópolis, 2008a.

___________. Jogando com imagens da tradição artística. In: FRIETZEN, C; MOREIRA, J.. (Org.). Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. São Paulo: Papirus, 2008b.

___________. Jogando com a obra de arte: no museu e em A mansão de Quelícera. In: VI ANPED sul. Santa Maria: ANPED, 2006.

BAHIA, A. B.; VARGAS, A. Site de Apoio ao Educador (Disponível em: http://www.casthalia.com.br/a_mansao/guia_educador.htm). Florianópolis: Casthalia, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 116 p., 1998.

CALLEGARO, T.. Jogos na Web e o ensino da história da arte. Comunicação & Educação (revista do Curso de Gestão de Processos Comunicacionais da USP), São Paulo, ano 10, n. 1, jan./abr. 2005.

CAMBRUZZI, A. M.; AZAMBUJA, A.. A Mansão de Quelícera: Conhecendo a História da Arte [resenha]. Disponível em: http://www.museudainfancia.unesc.net/?menu=quelicera. Acesso: 08/08/2011.

CAPURRO, R.. Contribuições para uma ontologia digital [Texto apresentado no IIIº Colóquio Internacional de Metafísica (CIM), entre 20 e 24 de abril, 2009, em Natal/Brasil]. Disponível em: http://www.capurro.de/ontologiadigital_pt.html. Acessado: 10/10/2010.

CHIARELLI, T.. Considerações sobre o uso de imagens de segunda geração na arte contemporânea. In: BASBAUM, R. (org.). Arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Marca d´Agua, 2001.

CLUA, L. R. M.. A Mansão de Quelícera: Uma investigação sobre design de jogos com fins pedagógicos. Dissertação de mestrado junto ao Departamento de Artes e Design, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2011.

CRESPO, D.S.. Taller Narrativa Digital [transcrição de conferencia]. Narrativas y Videojuegos, Sevilla, janeiro de 2003.

ESKELINEN, Markku. Towards Computer Game Studies. Eletronic Book Review. Disponível em: http://www.electronicbookreview.com/v3/servlet/ebr?essay_id=eskelinen&comma nd=view_essay. Acesso: 24/01/2005.

FEENDBERG, A.. Critical Theory of Technology. Oxford: Oxford University Press, 2002.

FINK, E.. Le jeu comme symbole du monde. Paris: Minuit, 1966. GADAMER, H. La actualidad de lo bello. Barcelona: Paidós, 1996.

___________. Verdad y metodo. Salamanca: Sígueme, 1977.

GASPAR, D.. Jogando & aprendendo: proposta para o uso de um jogo eletrônico educativo sobre história da arte. CONFAEB. Brasília: FAEB, 2006. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154564POR.pdf.Acesso: 20/05/2011.

HOFSTADTER, Douglas. Godel, Escher, Bach: um entrelaçamento de gênios brilhantes. São Paulo: UNB, Imprensa Oficial de São Paulo, 2001.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4o edição. São Paulo: Perpsectiva, 1999.

LEITE, Leonardo Cardarelli. Jogos eletrônicos multi-plataforma: compreendendo as plataformas de jogo e seus jogos através de uma análise em design. Dissertação junto ao Departamento de Artes e Design, PUC do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

LEONTIEV, Alexis. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9ed. São Paulo: Ícone, 2001.

MANOVICH, L.. El lenguaje de los nuevos médios de comunicación: la imagen em la era digital. Buenos Aires: Paidós, 2006.

MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP e Itaú Cultural, 2003.

PETRY, L. C.. Aspectos Ontológicos dos Metaversos e Games. Disponível em http://aplicweb.feevale.br/site/files/documentos/pdf/46736.pdf. Acesso: 05/08/2011.

ROSADO, J.. Jogos eletrônicos: delineando novos espaços de aprendizagem.

Dissertação de mestrado. Universidade do Estado da Bahia/UNEB, 2009a.

___________. A Mansão de Quelícera e a prendizagem escolar. In: SBGames, Rio de Janeiro: SBGames 2009b.

SANTAELLA, Lúcia. Games e comunidades virtuais. Canal Contemporâneo: tecnopolíticas. Disponível em: http://www.canalcontemporaneo.art.br/tecnopoliticas. Acesso: 25/01/2005.

SOSNOWSKI, K. . Os jogos computacionais como objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais. In: KIRST, A. C.; ROSA, M. C. (Org.). O objeto pedagógico na formação de professores de artes visuais. Florianópolis: UDESC, 2010.

RUSHKOFF, Douglas. Um jogo chamado futuro: como a cultura dos garotos pode nos ensinar a sobreviver na era do caos. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

TURKLE. S. Life on the screen: identity in the age of the internet. New York: Simon & Shuster Paperbacks, 1995.

VARGAS, A.; BAHIA, A. B.. The game as an aesthetic experience. In: Summer Institute on Imaginative Education. Vancouver: Simon Fraser University, 2008.

Published

2013-06-18

How to Cite

BAHIA, Ana Beatriz; VARGAS, Antônio; PETRY, Luís Carlos; PETRY, Arlete dos Santos; BATTAIOLA, André Luiz; CLUA, Luciana Rocha Mariz. Diálogos entre Arte e Design: Avaliação e re-design de game artístico-educativo. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 8, 2013. DOI: 10.5965/2175234604082012207. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3462. Acesso em: 11 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Seção temática