Entre a gruta e o arquivo: ver e escrever a pintura de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611242019028Keywords:
Clarice Lispector, pintura, escrita, palavra, imagemAbstract
O artigo cartografa o encontro com as pinturas realizadas pela escritora Clarice Lispector. Convocando diferentes planos de contato – livro, arquivo e pintura, que envolvem os gestos de ler, ver e escrever – se enuncia uma relação entre palavra e imagem que questiona o jogo representacional entre ambas, jogo que obsidia a crítica, a teoria e a história da arte. Desde a experiência de imersão no arquivo do Instituto Moreira Salles, que guarda parte do acervo pictórico e alguns manuscritos da escritora, se subleva uma visada fabular entre arquivo e gruta, tema de uma das pinturas consultadas. São dadas assim as condições para analisar os aspectos materiais, plásticos, visuais dessas pinturas, lançando mão de conceitos que oferecem imagens a essa cartografia. Maurice Blanchot, Georges Didi-Huberman e Gilles Deleuze são os principais interlocutores do texto.
Downloads
References
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BORELLI, Olga. Clarice Lispector: Esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981, p. 70.
DERRIDA, Jacques. Mal de Arquivo. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2007.
__________. O Esgotado. In: Sobre o Teatro. Trad. Fatima Saadi, Ovídeo de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2010, pp. 78-79.
DIDI-HUBERMAN, G. Falenas. Trad. António Preto et al. Lisboa: KKYM, 2015.
_________________. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
LISPECTOR, Clarice. Água Viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
__________. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Círculo do Livro, 1978.
__________. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
SOUSA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: Pinturas. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental, Transformações contemporâneas do dese-jo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.
VAUDAY, Patrick. La Peinture et l’Image – Y a-t-il une peinture sans image? Paris : Éditions Pleins Feux, 2002. (Tradução livre do original).
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Palíndromo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles published by the magazine are free to use, intended for academic and non-commercial applications. Copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of Palíndromo Magazine. The author (s) commits to whenever they publish material referring to the article published in Palíndromo mention this publication as follows:
This article was originally published by Palíndromo magazine in its volume (place the volume), number (place the number) in the year of (place the year) and can be accessed at: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo