Povo da lua, povo de sangue (1983) e a “tragédia Yanomami”

Autores

  • Rosane Kaminski UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0009

Palavras-chave:

Marcelo Tassara, Claudia Andujar, violência, Yanomami, fotofilme

Resumo

O presente artigo propõe uma análise do fotofilme Povo da lua, povo de sangue (1983), um curta-metragem dirigido por Marcelo Tassara com base nas fotografias que Claudia Andujar fez do povo yanomami. O objetivo central é problematizar o lugar social e a eficácia política do filme, considerando as suas intenções, as suas características e as suas ambiguidades. Argumenta-se que esse fotofilme carrega um “desejo de salvação” e, ao mesmo tempo, não esconde a relação entre a operação fotográfica e as violências coloniais. Com essa condição, o filme debate-se entre as suas potências estéticas e políticas, as suas responsabilidades e os seus próprios limites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Kaminski, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR, orienta e persquisa na área de História e Imagens, História das artes visuais, Design Gráfico, cinema e vídeos. Doutora em História com tese sobre a relação entre cinema e história.

Referências

AMAZÔNIA. Realidade, Editora Abril, São Paulo, n. 67, out. 1971.

ANDUJAR, Claudia. A vulnerabilidade do ser. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

ANDUJAR, Claudia. Marcados. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

ANDUJAR, Claudia. Depoimento concedido para o Instituto Moreira Salles, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g-VUxuxXcP4&ab_channel=imoreirasalles> Acesso em 12 de fevereiro de 2024.

AZOULAY, Ariella. Desaprendendo momentos decisivos. Revista Zum, n. 17, p. 116-37, abr. 2019.

ELIAS, Érico. Da fotografia ao cinema: os fotofilmes de Marcello Tassara. Studium, n. 29, 2009.

FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

GARCEZ, João Pedro. Tempos em conflito: o caso Yanomami nas memórias de Claudia Andujar e Carlos A. Menna Barreto. Dissertação de Mestrado em História, UFPR, 2021.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MARCELINO, Vitor. Entre o alinhamento e a dissonância: a fotografia na revista Realidade Amazônia (1971) e a defesa da colonização da floresta. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 31, p. 1-54, 2023.

MAUAD, A. Maria. Imagens possíveis: Fotografia e memória em Claudia Andujar. Revista Eco-Pós, v. 15, n. 1, p. 124-146, 2012.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MORAES, Ana C. Albuquerque de. Sonhos, de Claudia Andujar: experimentalismo e cosmovisão yanomami. Tese de Doutorado em Artes Visuais, Unicamp, 2023.

PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Cosac Naify, 2013.

RAMOS, Alcida R.. A tragédia Yanomami. ABA, Informativo, n. 09, p. 17, 2022.

TASSARA, Marcelo G. (diretor). Povo da Lua, Povo do Sangue. Documento Yanomami / 1972-1982. Curta-metragem sonoro, não ficção, 16mm, cor, 27 min. São Paulo, Fitas Brasileiras e CCPY, 1983.

TELES, Paulo C. da Silva. Filmes de média-metragem (1960-1990) abandonados no tempo? Dissertação de Mestrado em Multimeios, Unicamp, 2001.

Downloads

Publicado

2024-08-28

Como Citar

KAMINSKI, Rosane. Povo da lua, povo de sangue (1983) e a “tragédia Yanomami”. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–27, 2024. DOI: 10.5965/2175234616392024e0009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25182. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática