Reflexões sobre o pensamento pictórico no estudo da interação das cores baseado em Wassily Kandinsky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615352023012

Palavras-chave:

Ensino das artes visuais, Pensamento pictórico, Interação da cor, Aula Ateliê

Resumo

Esta pesquisa investiga as práticas docentes para o ensino da interação da cor desenvolvida pelo projeto de pesquisa intitulado O Estúdio de Pintura como um Laboratório de Ensino na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Para a realização desta, o objetivo geral foi de investigar como propostas de aula ateliê sobre a interação das cores a partir de Kandinsky podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento pictórico na pintura, dividido em três objetivos específicos: (1) Analisar a teoria das cores em Kandinsky, (2) Apresentar a abordagem utilizada na regência ministrada na disciplina de Introdução a Linguagem Pictórica (3) análise dos dados coletados da regência. Como metodologia utilizou-se a abordagem da pesquisa qualitativa envolvendo a análise de fontes documentais primárias de uma regência ministrada com os alunos de graduação em artes visuais e de revisão bibliográfica sobre o tema investigado. Obteve-se 3 tipos de resultados diferentes considerando o processo pictórico dos alunos na execução dos desafios que ocorreram das seguintes maneiras: pintando primeiro o filtro e depois as formas; ou as formas e em seguida uma camada de tinta para representar o filtro; ou a interação das cores nas formas sem representar o filtro, com isto identificamos como a partir de um mesmo desafio os alunos encontraram caminhos diferentes para a solução deste, alguns evidenciando a forma, outros a interação da cor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisy Li Pires Fuhrmann, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em Artes Visuais - Licenciatura - pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Bolsista de Iniciação Científica no Estúdio de Pintura Apotheke do grupo de Pesquisa Entre Paisagens, cordenado pela Profa. Dra. Jociele Lampert. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1535764805065050 email: lisylipf@gmail.com

Raony Robson Ruiz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado no curso de licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) 2016, mestrando na linha de Ensino das Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) 2021. lattes: http://lattes.cnpq.br/0665626305542666 email: raony.ruiz@hotmail.com.

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Possui Graduação em Desenho e Plástica Bacharelado em Pintura, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Licenciatura também pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina. Site: www.jocielelampert.com.br e www.apothekeestudiodepintura.com

Referências

ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

ALBERS, Josef. UNTITLED. Manuscrito. Albers Foundation. Bethany, sem data, 8 f. Box 84, folder 28.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARROS, Lilian Reid Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe / Lilian Miller Barros. - São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2006.

BOTELHO, Manuel. Ateliê e Tutorias: Reflexões sobre o ensino de arte. Lisboa editora Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa (FBAUL), 2021.

DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

FRASER, Tom. O guia completo da cor. tradução de Renata Bottini. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

KANDINSY, Wassily. Curso da Bauhaus. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

KANDINSKY, Wassilly, 1866-1944. Do espiritual na arte e na pintura em particular. Tradução Álvaro Cabral. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

LAMPERT, Jociele. O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. Revista Porto Arte, v. 23, p. 143-149, 2018.

SILVA, T. G. ; LAMPERT, Jociele . Reflexões sobre a Abordagem Triangular no Ensino Básico de Artes Visuais no contexto brasileiro. Matéria-Prima, v. 5, p. 88-95, 2017.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

FUHRMANN, Lisy Li Pires; RUIZ, Raony Robson; LAMPERT, Jociele. Reflexões sobre o pensamento pictórico no estudo da interação das cores baseado em Wassily Kandinsky. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 12–30, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22771. Acesso em: 21 nov. 2024.