Cartografia das práticas colaborativas e participativas: desdobramentos e potências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615352023191

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Participação, Colaboração, Público

Resumo

Este artigo analisa a multiplicidade de termos adotados para caracterizar práticas artísticas colaborativas e participativas, para tanto, elenca definições que surgiram a partir da década de 1990 e suas particularidades. A investigação se justifica tanto por sugerir um mapeamento e uma organização cronológica desses estudos e desses modos de atuar no campo da arte, bem como por valorizar as especificidades dessas abordagens teóricas, distinguindo-as: novo gênero de arte pública, arte de margens, arte baseada em comunidades, estética relacional, arte dialógica, arte intervencionista, arte socialmente engajada, estética de emergência, virada social, arte participativa, virada pedagógica e arte colaborativa. Entre os objetivos desta pesquisa está refletir sobre a aproximação do público com essa tendência da produção contemporânea, incentivada por diversos autores situados em diferentes contextos locais. Para isso, se estabeleceu uma abordagem qualitativa e de levantamento bibliográfico, tratando-se de aportes dos teóricos principais, tais como: Suzanne Lacy, (1994), Bruce Barber, (1996), Deidre Williams (1997), Nicolas Bourriaud (1998) Grant H. Kester (1998, 2004, 2011, 2012), Jonas Ekeberg (2003), Claire Bishop (2006, 2008, 2012) e Reinaldo Laddaga (2006).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Pereira de Souza, Ponta Grossa State University

Mestre em Arte pela UNESPAR, licenciada em Artes Visuais pela UEPG e professora colaboradora pela UEPG. http://lattes.cnpq.br/1306794606303297, spjuliaps@gmail.com

Denise Adriana Bandeira, University of the State of Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Educação pela UFPR, bacharel em Engenharia Civil UFPR e professora adjunta pela UNESPAR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7336525235378003. E-mail: denise.bandeira@unespar.edu.br

Referências

BARBER, Bruce. Littoralist Art Practice and Communicative Action. Disponível em: http://www.brucebarber.ca/index.php/littorialist. Data de acesso: 03 de fev. de 2020.

BISHOP, Claire. Antagonism and relational aesthetics. October, vol. 110, pp. 51-80, Fall 2004.

BISHOP, Claire. Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. New York: Verso, 2012.

BISHOP, Claire. A virada social: colaboração e seus desgostos. Revista Concinnitas, ano 9, v.1, n. 12, 2008.

BISHOP, Claire. Participation. Cambridge; London: The MITPress & White chapel, 2006. Disponível em: https://monoskop.org/images/b/b1/Bishop_Claire_ed_Participation.pdf. Data de acesso: 03 de fev. de 2020.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CAMERON, Dan. Sonsbeek 93. Disponível em: https://www.artforum.com/print/199309/sonsbeek-93-33730. Data de acesso: 16 de fev. de 2021.

CREAGH, Robyn e MCGANN, Sarah. Visual spatial enquiry: diagrams and metaphors for architects and spatial thinkers. Nova Iork: Routledge, 2019.

DECTER, Joshua e ZAHM, Olivier. Project Unité, Firminy. Disponível em: https://www.artforum.com/print/199309/project-unite-firminy-33735. Data de acesso: 16 de fev. de 2021.

EKEBERG, Jonas. Institutional Experiments between Aesthetics and Activism. In: HEBERT, S; KARLSEN, A. S. (orgs.). Self-Organized. London: Open Editions: 2013. Disponível em: https://politicasexpositivas.files.wordpress.com/2015/01/ekeberg.pdf. Data de acesso: 03 de fev. de 2021.

GONÇALVES, Mônica Hoff. A virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto brasileiro. 272 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Artes. Porto Alegre, 2014.

GRANT, Kester. Conversation Pieces: The Role of Dialogue in Socially-Engaged Art. Disponível em: http://camusf.edu/CAM/exhibitions/2008_8_Torolab/Readings/Conversation_PiecesGKester.pdf. Data de acesso: 17 de fev. de 2021.

GRANT, Kester. Interview with Grant Kester. Disponível em: http://martinkrennnet/the_political_sphere_in_art_practices/?pageid=1878. Acesso: 03 de fev. de 2020.

FOSTER, Hal. O retorno do real: A vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

LACY, Suzanne. Mapping the terrain: New genre of public art. Seattle: Bay Press, 1995. Disponível em: https://monoskop.org/images/7/7c/Lacy_Suzanne_ed_Mapping_the_Terrain_New_Genre_Public_Art_1995.pdf. Data de acesso: 06 de fev. de 2020.

LADDAGA, Reinaldo. Estética de la emergencia: la formación de otra cultura de las artes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2006. Disponível em: https://artenocampo.files.wordpress.com/2013/10/laddaga_reinaldoestetica_de_la_emergencia.pdf . Acesso: 06 de fev. de 2020.

MÖNTMANN, Nina. Transforming Communities. Disponível em: http://www.heikejung.de/text-moentmann.pdf. Acesso: 03 de fev. de 2020.

PINTO, José Marcelino de Rezende. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Paidéia, FFCLRP, Ribeirão Preto, p. 77-96, Fev./Ago, 1995.

PODESVA, Kristina Lee. A Pedagogical Turn: Brief Notes on Education as Art. Disponível em: https://fillip.ca/content/a-pedagogical-turn. Acesso: 27 de mai. de 2021

ROGOFF, Irit. Turning. Disponível em: https://www.eflux.com/journal/00/68470/turning/. Acesso: 06 de fev. de 2020.

SCANLAN, Joseph. Culture in action. Disponível em: https://www.frieze.com/article/cultureaction. Acesso: 16 de fev. de 2021.

THOMPSON, Nato. Living as form: socially engaged art from 1991- 2011. In: BECKER, C. Microutopias: public pratice in the public sphere. 1. ed. Nova Iork: Creative Time. 2012.

WILLIAMS, Deidree. How the arts measure up: Australian research into Social Impact. Disponível em: https://arestlessart.files.wordpress.com/2016/11/1997-deidre-williams-how-the-arts-measure-up.pdf. Acesso: 14 de jul. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

SOUZA, Julia Pereira de; BANDEIRA, Denise Adriana. Cartografia das práticas colaborativas e participativas: desdobramentos e potências . Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 191–213, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023191. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22702. Acesso em: 28 mar. 2024.