Artes de resistir ao plantationoceno: reflexões sobre uma estética do axé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614342022078

Palavras-chave:

Ontologia da Arte, Arte africana, Plantation, Axé, Pluralidade

Resumo

Esta pesquisa parte de reflexões sobre a Plantation enquanto figura paradigmática e conceitual para pensar a redução da pluralidade ontológica das expressões artísticas na modernidade. Implantada durante o regime colonial europeu, a figura da Plantation no novo mundo modificou as formas de pensar, ver, cultivar e tecer relações, por esse motivo, uma série de pesquisadores nas ciências humanas nomearam esse novo regime de Plantationoceno. Partindo dessas investigações e utilizando a criação da categoria “arte africana” nesse período, será investigado, através de uma revisão bibliográfica, como a Plantation modifica conceitualmente as relações do fazer artístico. Como contraponto e possibilidade de resistência, é defendido olhares localizados e endógenos sobre produções artísticas e estéticas, em que é apresentado como exemplo e possibilidade a estética do axé em suas imbricações com as artes iorubás e a produção mundial.

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Biografia do Autor

Mateus Raynner André de Souza, University of Brasília

Bacharel em Teoria, Crítica e História da Arte pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente cursa, nessa mesma instituição, Licenciatura em Artes Visuais e Mestrado no Programa de Pós-graduação em Metafísica na linha de pesquisa de Ontologias Contemporâneas, atuando junto ao projeto de pesquisa Biopolítica e Bioética. Foi bolsista de Iniciação Científica (ProIC) e atuou no grupo de pesquisa Narrativas da pele: identidades e autorreferências na produção imagética (2015-2017). Possui experiência em mediação cultural, tendo atuado em diversos espaços culturais do Distrito Federal. Como extensionista, participou como bolsista de projetos ligados à Educação Museal, Comunicação Comunitária e Mediação Cultural. Se interessa pelas filosofias das artes, pelas manifestações da cultura afro-brasileira e pelo pensamento africano e afro-brasileiro em suas intersecções.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

SOUZA, Mateus Raynner André de. Artes de resistir ao plantationoceno: reflexões sobre uma estética do axé. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 34, p. 78–99, 2022. DOI: 10.5965/2175234614342022078. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22063. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática