Voz alta: polifonias do dizer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612262020125

Palavras-chave:

Rafael Lozano-Hemmer, polifonia, escuta, participação

Resumo

Considerando a participação e a experiência social elementos fundamentais para grande parcela da arte contemporânea, o presente artigo elenca a voz, ou ainda, o elemento da fala, do discurso e do relato, como pontos de atualização da tensão artista-obra-público, por meio da análise da instalação VOZ ALTA (2008) do artista Rafael Lozano-Hemmer. É a fala e a escuta, e seus respectivos processos de tradução da linguagem, que configuram as polifonias desta obra sonora diante a problemática latino-americana dos limites – e também, dos poderes - do dizer hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Proto, Federal University of Rio Grande do Sul

Camila Proto é mestranda em Artes Visuais pelo PPGAV UFRGS, e trabalha com propostas instalativas sonoras, tendo como seu principal meio de trabalho o som, tanto em sua pesquisa acadê mica quanto em sua produção poetica. A artista flerta com questoes participativas, imersivas e interativas, criando um diá logo entre tecnologia e sociedade, proliferação e linguagem. Participou de algumas exposições coletivas, sendo a mais relevante o Circuito Universitá rio Internacional da Bienal de Curitiba de 2017, onde foi premiada com o segundo lugar pelas instalações "Signos" e "Lingua-mãe".

Referências

ÁNGEL, M. A. La región más transparente: Una ciudad hecha de voces en el tiempo. México: Revista Casa Del Tiempo, Universidad Autónoma Metropolitana, 2016, p. 25 – 33.

BACHELARD, G. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Editora Eldorado, 1998.

BASSO, E. R; MERINO, A. X. Polifonía no romance La región más transparente (2008) de Carlos Fuentes. Rio Grande do Norte: Revista Colineares, 2015, p. 95 – 120.

CANCLINI, N. G. A Sociedade Sem Relato. Antropologia e Estética da Iminência. São Paulo: Editora EDUSP, 2012.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol 4. São Paulo: Editora 34, 2012.

FOSTER, H. O retorno do real. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

FUENTES, C. La región más transparente. México: Fondo de Cultura Económica, 2008.

GUATTARI, F. ROLNIK, S. Micropolítica. Cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Petrópolis, 1996.

LOZANO-HEMMER, Rafael. Voz Alta. Disponível em: <http://www.lozano-hemmer.com/voz_alta.php>

MARQUES, A. Política da imagem, subjetivação e cenas de dissenso. Londrina: Revista Discursos Fotográficos, 2014.

MERLEAU-PONTY, M. Signos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MCLUHAN, M. Visão, Som e Fúria. Teoria da Cultura de Massa. 7º Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

NEVES, P. Mixagem. O ouvido musical do Brasil. São Paulo: Max Limonad Ltda, 1985.

ORIGEM DA PALAVRA. Disponível em: < https://origemdapalavra.com.br/artigo/dizer/ >

PAZ, O; ADAME, A. G. Octavio Paz En 1968 El Año Axial. Cartas Y Escritos Sobre Los Movimientos Estudiantiles. Ciudad de México: Taurus, 2018.

PONIATOWSKA, E. La Noche de Tlatelolco. Ciudad de México: Ediciones Era, 1971.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. Rio de Janeiro: Editora 34, 2005.

SCHAFER, R. M. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

PROTO, Camila. Voz alta: polifonias do dizer. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 125–137, 2020. DOI: 10.5965/2175234612262020125. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15252. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta