Aspectos históricos da pesquisa em Educação Musical no Brasil pela perspectiva das trajetórias de vida-científica dos pesquisadores PQ
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0106Palabras clave:
Educação Musical, História, trajetória de vidaResumen
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre aspectos históricos da pesquisa em Educação Musical, a partir das trajetórias de vida-científica de pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa/PQ do CNPq dessa área no Brasil. Como metodologia utilizou-se: a pesquisa de natureza qualitativa; a pesquisa documental; o Currículo Lattes como fonte para coleta de dados; o Biograma como referencial teórico-metodológico; e para os resultados, o paradigma interpretativo da hermenêutica para se chegar à valoração. Os resultados revelam que os caminhos trilhados por esses seis pesquisadores, apesar de singulares, convergem para um mesmo fim: consolidação e avanços constantes da Educação Musical. Isso pode ser confirmado ao observar os vários acontecimentos em suas trajetórias as quais constituem uma representação de área. São ainda formativas para outros que desejam trilhar o caminho da pesquisa e docência. Conclui-se que ao considerar a unicidade na pluralidade, é possível compreender essa área pelas trajetórias de vida-científica de pesquisadores. Dar visibilidade às trajetórias de vida-científica da área é mostrar, por esse olhar, uma das várias histórias da Educação Musical no Brasil.
Descargas
Citas
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Destacados Educadores Brasileiros: Suas histórias, nossa história. EdiPURS, 2016.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; ROSA, Miriam Suzéte de Oliveira. Apresentação: cuidado humano e educação. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 11-18, jan.-abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index. php/educacaoerealidade/article/view/21798. Acesso em: 13 abr. 2022.
ABREU, Delmary Vasconcelos. A construção da educação musical no Distrito Federal e história de vida de educadores musicais. 2016. Projeto de pesquisa (Projeto universal CNPq 2016 a 2019) [Acervo pessoal de Delmary Vasconcelos de Abreu]. Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2016a.
ABREU, Delmary Vasconcelos. Levino Ferreira de Alcântara: a gênese da educação musical no Distrito Federal. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (org.). Destacados Educadores Brasileiros: suas histórias, nossa história. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2016b, p. 119-146.
ABREU, Delmary Vasconcelos. A história de vida aguçada pelos biografemas: um recorte da história de Jusamara Souza com o campo da educação musical. Revista da ABEM, 27, nov. 2019. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/ revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/856. Acesso em: 13 abr. 2022.
ARANGO, L. Família e trabalho. São Paulo: Diadorim: FINEP, 1998.
ARROYO, Margarete. Educação musical na contemporaneidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG, 2., 2002, Goiânia. Anais […]. Goiânia: Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, 2002. p. 18-29. Disponível em: http://www.musicaeeducacao.ufc.br/Para%20o%20site/Revistas%20e%20peri%C3%B3dicos/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Musical/Ed%20Mus%20contemporaneidade%20Arroyo.pdf. Acesso em: 13 abr. 2022.
ARROYO, Margarete. Meta-análise e teorização da Educação Musical que envolve jovens: recursos e desafios da análise secundária de dissertações e teses (2010-2015). Anais [...]. do Congresso da ANPPOM, 26, Belo Horizonte: ANPPOM, 2016 p. 1-9. Disponível em: https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/26anppom/bh2016/paper/view/4346. Acesso em: 13 abr. 2022.
BEINEKE, Viviane; SOUZA, Jusamara. (Org.). Publicações da Associação Brasileira de Educação Musical: índice de autores e assuntos: 1992- 1997. Santa Maria: UFSM, 1998.
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A formação profissional do educador musical: algumas apostas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 8, 17-24, mar. 2003a. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/410. Acesso em: 13 abr. 2022.
BELLOCHIO, Cláudia. Da produção da pesquisa em educação musical à sua apropriação. OPUS, [s.l.], v. 9, p. 35-48, dez. 2003b. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/86. Acesso em: 13 abr. 2022.
BEYER, E. A pesquisa em educação musical: esboço do conhecimento gerado na área. In: ENCONTRO DA ANPPOM, 9., Rio de Janeiro, 1996. Anais […]. Rio de Janeiro: Anppom, 1996. p. 74-79. Disponível em: https://anppom.org.br/congressos/anais/anteriores/. Acesso em: 13 abr. 2022.
BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación enfoque y metodología. Ed. Muralla, 2001.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Vol. 19, pp. 20-28, Jan-Abr, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2022.
BORN, Claudia. Gênero, trajetória de vida e biografia: desafios metodológicos e resultados
empíricos. Sociologias [online]. 2001, n.5, pp.240-265. Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-45222001000100011&script=sci_abstract. Acesso em: 13 abr. 2022.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BOWMAN, W.; FREGA, A. (eds). Manual Oxford de Filosofía en Educación Musical. Um Compendio. Traducción, selección de textos y prefacio a cargo de Ana Lucía Frega y Pablo Martín Vicari. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: SB., 2016.
PASSEGGI, Maria da Conceição. et al. Memorias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal, RN: EDUFRN: São Paulo: Paulus, 2008.
CÂNDIDO, Lucilene Faustina de Oliveira. Produtividade em pesquisa do CNPq nas ciências químicas e geociências: perfil dos pesquisadores e critérios de julgamento. Santa Maria, 2016. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3551. Acesso em: 13 abr. 2022.
CARINO, Jonaedson. Uma biografia e sua instrumentalidade educativa. Educ. Soc. Campinas, v. 20, n. 67, p. 153-182, agosto de 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pfcpbdYWBNLMVktGRhKKNYM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2022.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2006.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Tabela de Áreas de Conhecimento/Avaliação. 2017. Disponível em: https://uab.capes.gov.br/avaliacao/documentos-de-apoio/91-conteudo-estatico/avaliacaocapes/6831-tabela-de-areas-de-conhecimentoavaliacao. Acesso em: 21 de setembro de 2020.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Produtividade em Pesquisa – PQ. Brasília, DF: CNPq, 2018. Disponível em: http://www.cnpq.br/documents/10157/5f43cefd-7a9a-4030-945e-4a0fa10a169a. Acesso em: 3 mar. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO(CNPq). COCHS | AC - Artes, Ciência da Informação, Museologia e Comunicação. Brasília, DF: CNPq, 2014. Disponível em: http://cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTAN¬CE_0oED/10157/47778. Acesso em: 3 mar. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Bolsas Individuais no País. 2015. Disponível em: http://cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271?COMPANY_ID=10132. Acesso em: 28.08.17.
DAUSIEN, B. Biographie und geschlecht: zur biographischen konstruktionsozialer wirklichkeit in frauenlebensgeschichten. Bremen. 1996.
DEL-BEN, Luciana. A pesquisa em educação musical no Brasil: breve trajetória e desafios futuros. Per Musi, n. 7, p. 76-82, 2003. Disponível em: http://musica.ufmg.br/permusi/permusi/port/numeros/07/num07_cap_06.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2022.
DEL-BEN, Luciana. Mesa Redonda: Produção de conhecimento em Educação Musical na América Latina. In: CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO AMERICANA DA ISME, 11.,2017, Natal, Escola de Música da UFRN. 8 a 11 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.facebook.com/isme.natal/videos/137695230165945/. Acesso em: 10 de outubro de 2017.
DEL-BEN, Luciana. (Para) Pensar a pesquisa em educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, 25-33, set. 2010. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed24/revista24_artigo3.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2022.
DEL-BEN, L; SOUZA, J. Pesquisa em educação musical e suas interações com a sociedade: um balanço da produção da ABEM. In: Congresso da ANPPOM, 17, São Paulo, 2007. Anais [...]… São Paulo: Anppom, 2007. p. 1-13. Disponível em: https://www.anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/educacao_musical/edmus_LDBen_JSouza.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2022.
DEL-BEN, Luciana. Políticas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil: perspectivas para a produção de conhecimento em educação musical. Revista da ABEM, v. 22, p. 130-142, jan-jun. 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/viewFile/467/391. Acesso em: 13 de abril de 2022.
DEL-BEN, Luciana. Produção científica em educação musical e seus impactos nas políticas e práticas educacionais. Revista da ABEM, n. 16, p. 57-64, mar. 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/292. Acesso em: 13 de abril de 2022.
DROESCHER, Fernanda Dias; SILVA, Edna Lucia da. O pesquisador e a produção científica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 170-189, mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/ww5zR3KhYCk65bPkWJyTQtf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 de abril de 2022.
FERNANDES, José Nunes. Pesquisa em Educação Musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.5, p. 45-57, set. 2006. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/298. Acesso em: 13 de abril de 2022.
FERNANDES, José Nunes. Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros (II). Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 16, 95-111, mar. 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/296/226. Acesso em: 13 de abril de 2022.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Matias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988, p. 17-34.
FIGUEIREDO, S. L. F. A pesquisa sobre a prática musical de professores generalistas no Brasil: situação atual e perspectivas para o futuro. Em Pauta, v.18, n. 31, p. 31-50, jul./dez. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/7457/4645. Acesso em: 13 de abril de 2022.
GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa. Educação musical na perspectiva histórico-cultural de Vigotski: a unidade educação-música. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31392. Acesso em: 13 de abril de 2022.
GONTIJO, Millena Brito Teixeira. O movimento (auto)biográfico no campo da Educação Musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. 2019. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39423. Acesso em: 13 de abril de 2022.
HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org.). Publicações da Associação Brasileira de Educação Musical: índice de autores e assuntos: 1998-2002. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
JABLONKA, Ivan. A história é uma literatura contemporânea: manifesto pelas ciências sociais. Tradução: Verônica Galíndez. Editora UnB, 2021.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógicomusical. Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, p. 48-73, abr./nov. 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/9378. Acesso em: 13 de abril de 2022.
LISSOVSKY, M. Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa Pinto. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, [S. l.], v. 36, n. 31, p. 43-61, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66865. Acesso em: 13 abr. 2022.
LISSOVSKY, Mauricio. Rastros na paisagem: a fotografia e a proveniência dos lugares. Contemporanea (UFBA. Online), v. 9, p. 136-155, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/5053. Acesso em: 13 abr. 2022.
MACEDO, Vanilda de. Imagens da docência de música na educação básica: uma análise de textos da revista da Abem (1992-2013). 2015. 183f. Tese (Doutorado em Música)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Música, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/122555. Acesso em: 13 abr. 2022.
MATEIRO, Teresa. O comprometimento reflexivo na formação docente. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 8, 33-38, mar. 2003. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/413. Acesso em: 13 abr. 2022.
MARINHO, Marco Antonio Couto. Trajetórias de Vida: um conceito em construção. Revista do Instituto de Ciências Humanas, [S.l.], v. 13, n. 17, p. 25-49, nov. 2017. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/article/view/15710. Acesso em: 13 abr. 2022.
NASCIMENTO, Juliana Luporini do; NUNES, Everardo Duarte. Quase uma auto/biografia: um estudo sobre os cientistas sociais na saúde a partir do Currículo Lattes. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 19, n. 4, p. 1077-1084, Apr. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ff6fdHV4QtNctWgfQKFczqw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2022.
NUNES, A. Sedas. Questões preliminares sobre as ciências sociais. 13. ed. Lisboa: Editorial Presença, 2005.
OLIVEIRA, Alda. ABEM: 20 anos de construção coletiva para a consolidação do ensino de música no Brasil. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 28, p. 15-26, 2012. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/100. Acesso em: 13 abr. 2022.
OLIVEIRA, Alda; CAJAZEIRA, Regina (Orgs.). Educação Musical no Brasil. Salvador: P & A, 2007.
OLIVEIRA, Alda. Relatório da associação brasileira de educação musical gestão das primeiras diretorias – 1991-1995. Revista da Abem, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 104-11, 1995. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/505. Acesso em: 13 abr. 2022.
OLIVEIRA, Raimundo Vagner Leite de. O biograma como referencial teóricometodológico para construção de trajetória de vida-científica na educação musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 16, p. 1765-1785, 29 dez. 2020a. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8499. Acesso em: 13 abr. 2022.
OLIVEIRA, Raimundo Vagner Leite de. Trajetórias de vida-científica dos cinco pesquisadores/PQ do CNPq da educação musical: a construção de Biogramas a partir de fontes documentais. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) –Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35884. Acesso em: 13 abr. 2022.
OLIVEIRA, Raimundo Vagner Leite de. Trajetória de vida-científica da Educação Musical no Brasil: síntese agregadora de uma unidade na diversidade. Goiânia: Kelps Editora, 2021.
OLIVEIRA, Raimundo Vagner Leite de. Trajetória de vida-científica na educação musical: síntese agregadora de uma unidade na diversidade. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 28, n. 44, p. 308-327, 2020b. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/915. Acesso em: 13 abr. 2022.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisaformação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, volumen. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr., 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 13 abr. 2022.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, E. C. ; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 369-386, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hkW4KnyMh7Z4wzmLcnLcPmg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2022.
PEREIRA, Eliton Perpétuo Rosa; GILLANDERS, Carol. A investigação doutoral em educação musical no Brasil: meta-análise e tendências temáticas de 300 teses. Revista da Abem, v. 27, n. 43, p. 105-131, jul./dez. 2019. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/850. Acesso em: 13 abr. 2022.
PIRES, Nair; DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Música nas escolas de educação básica: o estado da arte na produção da Revista da Abem (1992-2011). Revista da ABEM, Londrina, v. 21, n. 30, p. 103-118, jan.-jun., 2013. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/85. Acesso em: 13 abr. 2022.
QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. Educação musical é cultura: nuances para interpretar e (re)pensar a práxis educativo-musical no século XXI. DEBATES |UNIRIO, n. 18, p.163-191, maio, 2017. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/revistadebates/article/view/6524. Acesso em: 13 abr. 2022.
QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, V. 12, n. 10. 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/367. Acesso em: 13 abr. 2022.
SCHWAN, Ivan Carlos. Movimentos da ABEM para a Educação Musical no Brasil: imaginários sociais em construção pelas narrativas de presidentes. 2021. 397 f., il.Tese (Doutorado em Educação) —Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23754. Acesso em: 13 abr. 2022.
SOUZA, Jusamara Vieira. Pesquisa e formação em educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 8, 7-10, mar. 2003. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed8/revista8_completa.pdf. Acesso em: 13 abr. 2022.
SOUZA, Jusamara Vieira. Pensar a educação musical como ciência: a participação da ABEM na construção da área. Revista da ABEM, Porto Alegre,n. 16, p . 25-30, mar. 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/288. Acesso em: 13 abr. 2022.
SOUZA, Jusamara Vieira. Sobre as várias histórias da educação musical no Brasil. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n. 33, p. 109 – 120, jul. dez. 2014. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/viewFile/476/435. Acesso em: 13 abr. 2022.
SOUZA, Jusamara Vieira. Repensando a pesquisa em educação musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 9, 1996. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPPOM: Rio de Janeiro, 1996. p. 80-86. Disponível em: https://anppom.org.br/congressos/anais/anteriores/. Acesso em: 13 abr. 2022.
SANTOS, Regina Marcia Simão. A produção de conhecimento em Educação Musical no Brasil: balanço e perspectivas. OPUS, [s.l.], v. 9, p. 49-72, dez. 2003. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/87. Acesso em: 13 abr. 2022.
THOMAS, William; ZNANIECKI, Florian. The concept of social disorganization. In: TRAUB, Stuart H.; LITTLE, Craig B. Theories of Deviance. Fourth Edition. Itasca/Illinois: F.E. Peacock Publishers Inc., 1994. p. 55-59.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Raimundo Vagner Leite de Oliveira, Delmary Vasconcelos de Abreu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.