Dimas Rosa: duplamente um grande mestre

Autores

  • Sandra Conceição Nunes Prefeitura Municipal de Florianópolis; Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes
  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira CEART/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092513132015039

Palavras-chave:

arte catarinense , modernismo , Dimas Rosa

Resumo

Este ensaio tenta trazer para o presente um pouco do que fez e de quem foi Dimas Rosa, especialmente para o ensino da arte catarinense nas escolas: homem de talentos múltiplos descobriu, em materiais diversos, distintas linguagens para se expressar. Foi membro do Grupo Sul, importante movimento artístico catarinense. Paralela à vida de artista, deixou grande legado para a Educação; Professor e Diretor do Instituto Estadual de Educação, foi um dos mentores do Curso de Educação Artística da UDESC e primeiro Diretor Geral do Centro de Artes da mesma Universidade. Desenhista, pintor, gravador, ceramista, escultor em madeira, metal, poliéster, fibra de vidro, além de teórico: um artista modernista, cuja figura humana sobrepuja a obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Conceição Nunes, Prefeitura Municipal de Florianópolis; Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

Graduada em Licenciatura em Educação Artística - Artes Plásticas na Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em ensino de Artes Visuais pela mesma instituição. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina - Linha de pesquisa: Ensino de Arte. Professora de Arte na Rede Municipal de Florianópolis. Atua como Coordenadora de Artes Visuais da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes - Secretaria Municipal de Cultura. 

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, CEART/UDESC

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1986), é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (1998), com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual (2002). Pesquisadora e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atua na Graduação e no Mestrado em Artes Visuais e Design como professora e orientadora. É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares do CNPq e, também, é membro da InSEA (International Society of Education through Art), da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), da AICA (Association Internationale de Critiques dArt), da ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1- Panthéon-Sorbonne. Pesquisa nas áreas de Semiótica Visual, Ensino de Arte e Teoria e Crítica da Arte. Entre as publicações, é autora dos livros "Imagem também se lê" (2005;2009), "Moda também é texto" (2007); "Sentidos à mesa - saberes além dos sabores" (2010) e "Diante de uma Imagem", (2010); também é co-organizadora de "Ensaios em torno da Arte" (2008); " Variantes na Visualidade" (2010); "Proposições Interativas: arte, pesquisa e ensino" (2010); Proposições Interativas II (2011) e Proposições Interativas III (2011). Foi Diretora Geral do Centro de Artes (1999-2001), Pró-Reitora de Ensino (1990-1994) e Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Comunidade (2003). Presidente da ANPAP/Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (gestão 2007-2008), foi agraciada com a Medalha do Mérito Universitário João David Ferreira Lima pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e com a Medalha do Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (2009-2011).

Referências

ARAÚJO, Adalice Maria de. Mito e Magia na Arte Catarinense. Florianópolis, Governo do Estado de Santa Catarina/IOESC, 1979.

CORRÊA, Hassis (coord.). Catálogo da exposição “Nove do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis 1958-1978: 20 anos depois.” Florianópolis: IOESC, 1978. Não paginado.

CORRÊA, Carlos Humberto. Catálogo da exposição “1958/78- Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis, em homenagem aos 20 anos do grupo, realizada no período de 21 a 30 de setembro de 1978, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

MAKOWIECKY, Sandra. Aldo Beck: a narrativa visual de uma cidade e sensibilidade moderna. DAPesquisa, v. 3, n. 2. p. 1-9, Ago/2008 a jul/2009. Disponível em: <http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume4/numero1/plasticas/aldobeck.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2010.

MAKOWIECKY, Sandra; CHEREM, R. M.. Academismo e Modernismo em Santa Catarina. 1. ed. Florianópolis: Editora da UDESC, 2010. v. 1. 705p. CD-ROM.

MUSEU DE ARTE DE SANTA CATARINA. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura. Apresenta informações virtuais, textos e obras de artistas catarinenses; do Grupo Sul; modernismo catarinense, dentre outros. Disponível em: <http://www.alquimidia.org/masc>. Acesso em 15 de jan. 2010.

ROSA, Dimas R. Depoimento sobre Dimas Rosa [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 13 de jan. 2010.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

NUNES, Sandra Conceição; RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. Dimas Rosa: duplamente um grande mestre. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 39–66, 2015. DOI: 10.5965/2358092513132015039. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/5931. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Tempo Passado