Apreciação Musical e Envolvimento: Um Estudo Sob a Perspectiva da Teoria do Fluxo

Autores

  • Mariana Stocchero
  • Rosane Cardoso de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092510102012008

Resumo

Este artigo traz como tema a motivação no contexto de aulas de música na educação básica a partir da utilização de atividades de apreciação ativa. O objetivo geral é analisar o envolvimento de crianças em atividades de apreciação musical com base na Teoria do Fluxo (Flow Theory) de Csikszentmihalyi. Para este fim, foi realizada uma pesquisa quase experimental, envolvendo 12 crianças de 8 e 9 anos de idade, pertencentes ao 3o ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de ensino básico da cidade de Curitiba/PR. As categorias de análise utilizadas foram baseadas nos estudos de Csikszentmihalyi e em estudos anteriores sobre experiência de fluxo e prática musical: desafios X habilidades, objetivos claros, concentração, controle da situação e prazer/envolvimento. Como resultado foi possível verificar que as atividades de apreciação musical ativa, realizadas pelas crianças, propiciaram um equilíbrio satisfatório entre desafios e habilidades; geraram um alto nível de concentração além de favorecer a percepção de objetivos claros; desencadearam um sentimento de “controle da situação” por parte das crianças, gerando altos índices de prazer e envolvimento e caracterizando, assim, a possibilidade das crianças vivenciarem o fluxo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADESSI, A. R.; FERRARI, L.; CARLOTTI, S.; PACHET, F. Young Children´s musical experiences with a flow machine. In: 9th INTERNATIONAL CONFERENCE ON MUSIC PERCEPTION AND COGNITION, 9., 2006, Bologna. Proceedings... Bo- logna, 2006. P. 1660-1665. Disponível em: http://www.csl.sony.fr/ downloads/papers/2006/adessi-06.pdf. Acesso em 20 mar. 2011.

ADDESSI, A. R.; FERRARI, L.; CARUGATI, F. Observing and Measuring the Flow Emotional State in Children Interacting with the MIROR Platform. In: Anais… 12nd ICMPC-ESCOM, 23-28 July 2012, Thessaloniki, Greece, 2012. CD-Rom.

ADESSI, A. R.; PACHET, F. Sistemas musicais interativos-reflexi- vos para a educação musical. Cognição e Artes Musicais, v.2, n. 1, p. 62-72, 2007.

ARAÚJO, R.C.; TORRES, G.; ILESCAS, A.L. Prática instrumental e motivação: uma reflexão sobre a possibilidade da experiência de fluxo. In: SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS INTERNACIONAL, 3., 2007, Salvador. Anais... Salvador: EDUFBA, 2007. p. 504-510.

ARAÚJO, Rosane C. Experiência de fluxo na prática e aprendizagem musical. Música em Perspectiva, Curitiba: DeArtes, v. 1, n. 2, p. 39- 52, out. 2008.

ARAÚJO, R. C.; PICKLER, L. Um estudo sobre a motivação e o estado de fluxo na execução musical. In: SIMPÓSIO DE COGNI- ÇÃO E ARTES MUSICAIS INTERNACIONAL, 4., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. v. 1, p. 01-06.

ARAÚJO, Rosane C. Motivação e ensino de música. In: ILARI. B. S.; ARAÚJO, R. C.; (Orgs.) Mentes em música. Curitiba: Ed. UFPR, 2010, p. 111-130.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A psicologia da felicidade. São Pau- lo: Saraiva, 1992.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A descoberta do fluxo. Psicologia do envol- vimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Good Business: Flow, Leadership and Making of Meaning. New York: Viking, 2003.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: the psychology of optimal experience. New York: Harper Perennial Modern Classics, 2008.

CUSTODERO, Lori A. Construction of musical understandings: the cognition-flow interface. Cognitive processes of children engaged in musical activity conference. Champaign – Urbana, IL, Jun. 1999.

CUSTODERO, Lori A. Perspectives on challenge: a longitudinal investiga- tion of children´s music learning. Arts and learning research journal, v. 19, n. 1, p. 23-53, 2002-2003.

CUSTODERO, Lori A. Observable indicators of flow experience: a develo- pmental perspective on musical engagement in young children from infancy to school age. Music Education Research, v. 7, n. 2, p. 185- 209, July 2005.

CUSTODERO, Lori A. Buscando desafios, encontrando habilidades: a experiência de fluxo e a educação musical. In: ILARI, B. (Org.) Em busca da mente musical: Ensaios sobre os processos cognitivos em música da percepção à produção. Curitiba: UFPR, 2006. p. 381- 399.

DRUMMOND, Elvira. Ouvinte ativo. Apreciação musical infantil. Fortaleza: 2000.

GRAZIANO, L. Psicologia positiva: a psicologia da felicidade. Psiquê,Ciência e Vida: Edição especial, São Paulo, ano III, n. 08, p. 6-11, 2008.

FRANÇA, Cecília Cavalieri. Para fazer música. 2a edição revista. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

REEVE, John. Motivação e emoção. Tradução de Luís Antônio Fajar- do Pontes e Stella Machado. 4a edição. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

WUYTACK, J.; PALHEIROS, G. B. Audição musical activa. Li- vro do professor. Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical, 1995.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

STOCCHERO, Mariana; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Apreciação Musical e Envolvimento: Um Estudo Sob a Perspectiva da Teoria do Fluxo. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 8–29, 2013. DOI: 10.5965/2358092510102012008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/4084. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos