Considerações sobre a Cultura Visual e sua influência no imaginário adolescente: um Estudo a partir da Construção Plástica e do Conceito de Apropriação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092508082010044Resumo
O presente artigo, o qual relata uma experiência de ensino vivenciada em meio não formal na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, originou-se a partir de Monografia apresentada pela autora em setembro de 2006, no Curso de Graduação em Desenho e Plástica - Licenciatura Plena, da UFSM. Seu principal objetivo foi constatar a influência da cultura visual no imaginário adolescente, através da construção plástica, partindo do conceito de apropriação. Para esse fim, houve o contato direto e constante com um grupo de três adolescentes, visando-se à obtenção de dados para a presente pesquisa. Nesse sentido, foi trabalhada a arte contemporânea, mais especificamente, o conceito de apropriação, devido a sua amplitude, que permitiu ao grupo construir plasticamente, usando materiais diversos pertencentes à cultura visual. Assim, através dos trabalhos produzidos e de uma entrevista semi-estruturada, foi possível estabelecer relações entre a cultura visual, o imaginário adolescente e o Ensino das Artes Visuais.Downloads
Referências
BARBOSA, A. M. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
CRIMP, D. Apropriando-se da apropriação. In: CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do Museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 115- 130.
CRISTOFARO, V. F. de. Imagens Surrupiadas. A arte da apropria- ção. Revista da Pós Graduação em arte e Tecnologia da Imagem – UNB, Brasília. 2v,” não-paginado”, 2005. Disponível em http:// www.arte.unb.br/revistadearte/valeria /valeria .htm. Acesso em: 15/06/06.
ESTÚDIO DIGITAL CASTHALIA. Apropriação. 2006. Disponí- vel em http://www. casthalia.com.br/a_mansaopreste_atencao/apro- priação.htm. Acesso em: 15/06/06.
HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: Aborda- gens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
OLIVEIRA, V. F. de. Imaginário social e escola de segundo grau. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1997.
PILLAR, A. D (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.
POSTIC, M. O imaginário na relação pedagógica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.
VIGOSKII, L.S. La imaginación y el arte en la infância (Ensayo psi- cológico). 3. ed. Madrid: Akal, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.