Cultura Visual: Rumo à Compreensão de Outros Universos no Ensino de Artes

Autores

  • Thais Paulina Gralik

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092508082010028

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre fatores e pensamentos que vêm provocando mudanças e novas tendências no ensino das Artes Visuais. A Arte como expressão, percebida e valorizada apenas como meio para o desenvolvimento pessoal e da criatividade, largamente difundida na modernidade, cede lugar a um fazer artístico consciente e elaborado, associado à compreensão crítica de imagens da Cultura Visual devidamente contextualizadas. Os modelos das culturas únicas da arte erudita estão sendo questionados como objeto de estudos. Por necessidade de associar o ensino de Artes aos problemas da atualidade, estes fundamentos vêm sendo substituídos em função de uma educação intercultural, crítica e democrática. Muda-se a ênfase na cultura de sentido único e singular para a multidirecional, que leva aos estudos críticos sobre a Cultura Visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998.

CALVINO, Italo. Seis Propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHALMERS, F. Graene. Arte, educación y diversidad cultural. Barcelona: Ediciones Paidós, 2003.

EFLAND, Arthur D.; FREEDMAN, Kerry; STUHR, Patrícia. La educación en el arte posmoderna. Barcelona: Paidós, 2003.

EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós- moderno. In: GUINSBURG, Jacó; BARBOSA, Ana Mae (Org.) O pós- modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 173-188.

FRANZ, Teresinha Sueli. Os desafios para uma educação Pós-Moderna. Cadernos de Texto da FUNARTE – Programa de Arte sem Barreiras, Rio de Janeiro, v.4, 2004 Disponível em: <http://www.funarte.gov.br/ asbarreiras/asbpublicacoes.htm> Acesso em 30.10.06.

GIROUX, Henry A. Atos Impuros: A prática política dos estudos culturais. São Paulo: Artmed, 2000.

HEAD, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. São Paulo: Artes Médicas, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando. La necesidad de repensar la educación de las artes visuales y su fundamentación en los estudios de Cultura Visual. Seminário proferido no Congreso Ibérico de Arte-Educación, Porto, Portugal, nov. 2001.

PARENTE, André (org.). Tramas na Rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004.

PERKINS, David. Qué es la comprensión? In: WISKE, Martha Stone. La Enseñanza para la Comprensión. Barcelona: Paidós, 1999.

STEINBERG, Shirley R.; KINCHELOE, Joe L. (orgs.). Cultura Infantil: A construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, Culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, ANPEd, nº 23, maio/jun./jul. /ago. 2003.

Downloads

Publicado

2013-01-11

Como Citar

GRALIK, Thais Paulina. Cultura Visual: Rumo à Compreensão de Outros Universos no Ensino de Artes. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 28–43, 2013. DOI: 10.5965/2358092508082010028. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3069. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos