Cultura Visual: Rumo à Compreensão de Outros Universos no Ensino de Artes

Autores

  • Thais Paulina Gralik

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092508082010028

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre fatores e pensamentos que vêm provocando mudanças e novas tendências no ensino das Artes Visuais. A Arte como expressão, percebida e valorizada apenas como meio para o desenvolvimento pessoal e da criatividade, largamente difundida na modernidade, cede lugar a um fazer artístico consciente e elaborado, associado à compreensão crítica de imagens da Cultura Visual devidamente contextualizadas. Os modelos das culturas únicas da arte erudita estão sendo questionados como objeto de estudos. Por necessidade de associar o ensino de Artes aos problemas da atualidade, estes fundamentos vêm sendo substituídos em função de uma educação intercultural, crítica e democrática. Muda-se a ênfase na cultura de sentido único e singular para a multidirecional, que leva aos estudos críticos sobre a Cultura Visual.

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Publicado

2013-01-11

Como Citar

GRALIK, Thais Paulina. Cultura Visual: Rumo à Compreensão de Outros Universos no Ensino de Artes. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 28–43, 2013. DOI: 10.5965/2358092508082010028. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3069. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos