Entre o que é e o que será
Palavras-chave:
deficiência, capacitismo, alteridade, dançaResumo
Esse artigo discorre sobre reflexões acerca de processos de transmissão que procuram abarcar a multiplicidade de corpos a partir de alguns princípios que atentam para as particularida- des de cada pessoa. A partir da experiência da autora em dança com grupos de pessoas minorizadas e estigmatizadas, discute- -se a questão do capacitismo, da inclusão e da importância de acolher e aprender com a experiência da alteridade.
Downloads
Referências
HARVEY, D. Pós-modernismo. In: . Condiçõo pós.moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
LAPPONI, Estela. Manifesto Anti-Inclusão parte_1. Zuleika Brit, 2018. Disponível em: http://zuleikabrit.blogspot.com/2015/06/manifesto-anti-inclusao.html. Acesso em: 4 ago. 2018.
LARROSA, Bondía, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS, 1., Campinas, 2001. [Conferência]. Campinas, 2001. (Leituras SME).
PETITMENGIN, Claire. L'expérience intuitive. Paris: L'Harmattan, 200l.
PINKOLA ESTES Clarissa. La danse des grand-mères - Sur la jeunesse de l'âge mûr et la maturité de la jeunesse. Editorial: Grasset, 2007.
GOFFMAN, Erving. Stigmates, les usages sociaux des handicapés. Paris: Les éditions de Minuit, 1975.
GUATTARI, Félix. Leros de La Borde. Lines: Nouvelles Editions, 2012.
MELLO, Anahí Guedes de. Gênero, Deficiência, Cuidado e Capacitismo: uma análise antropológica de experiências, narrativas e observações sobre violências contra mulheres com deficiência, 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) UFSC- Santa Catarina.
VIANA, Anamaria Fernandes. Olhos meus. Pitágoras 500, Campinas, v. 8, n. 2, p. 72-88, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8653875. Acesso em: 28 jan. 2021.
VIANA, Anamaria Fernandes. Tearte. Poéticas em Dança e Autismo. Editora Appris: Curitiba, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.