Encontros entre teatro, cotidiano e escola

diferentes olhares do sujeito escolar sobre gênero por meio do Teatro do Oprimido

Autores

  • Andressa Kloster Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092525252021163

Palavras-chave:

Teatro na Escola, Teatro do Oprimido, Identidade de Gênero

Resumo

Esse artigo relata os processos criativos em teatro que foram realizados com duas turmas de nono ano do Ensino Fundamental II, em Curitiba, PR. Tais processos foram desenvolvidos unindo as temáticas relacionadas à diversidade, ao preconceito, às questões de gênero e especialmente às questões relacionadas à mulher, a partir do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, especificamente o Teatro Imagem e o Teatro Jornal. O processo foi dividido em duas etapas, com o total de vinte encontros, cumpridos entre os meses de fevereiro a dezembro de 2017 buscando desenvolver a investigação e o desenvolvimento de senso crítico e reflexivo, resultando em três processos criativos em teatro. A revisão bibliográfica apresentada diz respeito às teorias relacionadas aos estudos de gênero, ao ensino de teatro na educação básica e ao Teatro do Oprimido. Para tanto foram considerados como principal aporte bibliográfico os autores Augusto Boal, Judith Butler e Guacira Lopes Louro.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

KLOSTER, Andressa. Encontros entre teatro, cotidiano e escola: diferentes olhares do sujeito escolar sobre gênero por meio do Teatro do Oprimido. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 163–187, 2021. DOI: 10.5965/2358092525252021163. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/19765. Acesso em: 26 dez. 2024.