Educação musical e formação de professores de Música na Argentina

Autores

  • Gislene Marino Costa Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092520202018026

Palavras-chave:

Políticas educacionais, educação musical escolar

Resumo

Este artigo baseia-se em estudos sobre formação de professores de Música na Argentina que estão sendo desenvolvidos no Doutorado Latino-americano em Educação (FAE/UFMG). O texto apresenta algumas leis e políticas educativas argentinas, a partir dos anos de 1990, e seus impactos na educação musical escolar e na formação de professores. Expõe aspectos do ensino de Música dentro do Sistema Educativo Nacional argentino, no qual a música integra a modalidade Educação Artística, juntamente com a dança, o teatro e as artes visuais, estando presente da educação infantil ao ensino superior. O texto traz a caracterização dos modelos de formação docente (MATEIRO, 2010; ARÓSTEGUI, 2010) e dos modelos de educação musical (SHIFRES e GONNET, 2015) encontrados em países latino-americanos e, finalmente, trata da formação de professores de música na Argentina, descrevendo o sistema formador e apontando os principais desafios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene Marino Costa, Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela FAE/UFMG, Bacharel em Música/Piano, Licenciada em Música e Especialista em Educação Musical pela Escola de Música da UFMG. Professora de Educação Superior na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG) desde 1995, onde leciona disciplinas pedagógicas nos Cursos de Licenciatura em Música. Foi diretora da ESMU/UEMG (2008-2012) e é co-autora dos livros didáticos de iniciação ao piano - Piano 1: arranjos e atividades (2001, 2015 - 2.ed) e Piano2: arranjos e atividades (2009).

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor (Ph.D.) em Educação pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG). Coordenou o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Faculdade de Educação (NAPq/FaE/UFMG; 2013-2015; 2015-2017) e assumiu a Coordenação Pedagógica do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/FaE/UFMG; 2015-2017). É Professor Visitante nas universidades North Carolina State University, University of Wisconsin-Madison e University of Washington-Seattle, nos Estados Unidos, e no Centro de Estudios Avanzados da Universidad de Playa Ancha, no Chile. É membro-fundador do Núcleo de Pesquisas sobre a Profissão Docente (PRODOC/UFMG) e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Formação e Pesquisa (NEJA/UFMG). É Coordenador da Linha de Pesquisa Docência: processos constitutivos, sujeitos socioculturais, experiências e práticas no PPGE/FaE/UFMG. Desenvolve e orienta pesquisas sobre as seguintes temáticas: políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; profissão, trabalho e identidade docente; aprendizagem da docência e construção de saberes docentes; a epistemologia da experiência na formação docente; pesquisas narrativas na formação de professores; pesquisa sobre e na formação docente; formação de educadores, diversidade cultural e movimentos de luta por justiça social. Tem 47 artigos publicados na área da formação de professores, em periódicos nacionais e estrangeiros, 33 capítulos de livros, 05 livros organizados no Brasil e 02 em Portugal, e é autor de dois livros: Formação de professores: pesquisas, representações e poder (Belo Horizonte, Autêntica, 2000) e How the Dreamers are Born: Struggles for Social Justice and the Identity Construction of Activist Educators in Brazil (New York, Peter Lang, 2013). É membro do GT8 (Formação de Professores) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); foi editor-chefe da Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (2008-2011; 2011-2014) e coordena a Coleção Docência da Editora Autêntica, de Belo Horizonte.

Referências

AISENSTEIN, Ángela; GUEVARA, Jennifer L.; FEIJOÓ,

Macarena. Estado de la cuestión acerca de las investigaciones históricas sobre la formación inicial docente de maestros y profesores en Argentina en el período 1860-1990. Anuario de Historia de la Educación, v.18, n.1, p.133-155, 2017.

ALLIAUD, Andrea. Estado de situación de la formación docente en Argentina. Políticas y Desafíos a futuro, 2009. Disponível em: http://www2.congreso.gob.pe/sicr/cendocbib/con4_ uibd.nsf/905AC0EE9B6B49C605257AFE0065F3FF/$FILE/2-

estado_situacion.pdf. Acesso em: 16/03/2018.

. Impacto de la historia del magisterio argentino y la formación docente. I Encuentro Virtual de Escuelas Normales: “Orígenes del Magisterio Argentino. Anais… Programas Archivos escolares y Memoria de la Educación Argentina (MEDAR), 2011. Disponível em: http://www. bnm.me.gov.ar/redes_federales/archivos/encuentros/ encuentros/normales/docs/conferencia.pdf. Acesso em: 15/04/2018.

. La formación docente en Argentina. Aproximación a un análisis político de la situación. Itinerarios educativos, v.6, p.197-214, 2012-2013. Disponível em: http:// bibliotecavirtual.unl.edu.ar/ojs/index.php/Itinerarios/ issue/view/413/showToc Acesso em: 25/03/2018.

ARGENTINA. Ministerio de Educación. Ley de Educación Nacional n. 26.206/2006. Buenos Aires: Ministerio de Educación, 2006. Disponível em: <http://www.me.gov.ar/ doc_pdf/ley_de_educ_nac.pdf>. Acesso em: 05/06/2016.

. Consejo Federal de Educación. Instituto Nacional de Formación Docente. Resolución n. 24/2007. Lineamientos Curriculares Nacionales para la Formación Docente Inicial, Buenos Aires: CFE, 2007. (2007a).

. Ministerio de Educación. Instituto Nacional de Formación Docente. Resolución n. 23/2007. Plan Nacional de Formación Docente 2007-2010, Buenos Aires: Ministerio de Educación, 2007. (2007b)

. Consejo Federal de Educación. Resolución n. 74/2008, “Titulaciones para las carreras de Formación Docente” y “Cuadro de Nominaciones de Títulos”, Buenos Aires: CFE, 2008.

. Consejo Federal de Educación. Resolución n. 74/2008, ANEXO 1. “Cuadro de Nominaciones de Títulos”, Buenos Aires: CFE, 2008.

. Consejo Federal de Educación. Resolución n. 141/2011, ANEXO C. Educación Artística para 1er. y 2do. / 2do. y 3er. año del Ciclo Básico de la Educación Secundaria, Buenos Aires: CFE, 2011.

. Consejo Federal de Educación. Resolución n. 183/2012. Modificaciones del “Cuadro de Nominaciones de Títulos” aprobado por la Resolución CFE n. 74/08, Buenos Aires: CFE, 2012.

. Consejo Federal de Educación. Resolución n. 183/2012, ANEXO. Modificaciones de la Resolución CFE n. 74/08, Buenos Aires: CFE, 2012.

. Ministerio de Educación y Deportes. Instituto Nacional de Formación Docente. Resolución n. 286/2016. Plan Nacional de Formación Docente 2016-2021, Buenos Aires: Ministerio de Educación, 2016.

ARÓSTEGUI, José Luis; LOURO, Ana Lúcia; TEIXEIRA, Ziliane Lima de O.. Las políticas educativas de reforma y su impacto en la Educación Musical Escolar: de dónde venimos y hacia dónde podemos ir. Revista da ABEM, Londrina, v.23, n.35, p.24-34, jul./dez.2015.

FELDFEBER, M. Las políticas de formación docente. Voces en el Fénix, Buenos Aires, n.3, p.2629. Sep./2010.

FELDFEBER, Myriam; GLUZ, Nora. Las políticas educativas en Argentina: herencias de los ’90, contradicciones y tendencias de “nuevo signo”. Educação e Sociedade, Campinas, v.32, n.115, p.339-356, abr./jun.2011. Disponível em: . Acesso em: 31/07/2015.

FUCCI-AMATO, R. C.. Educação pianística: o rigor pedagógico dos conservatórios. Revista Música Hodie, v.6, n.1, p.75-96, 2006.

GAINZA, Violeta H. de. El rescate de la pedagogía musical: conferencias, escritos, entrevistas. Buenos Aires: Lumen, 2013.

. Movimientos y tendencias en la educación musical en la era de la diversidad: una mirada crítica. In: BATRES, E.; GAINZA, V. H. de. (Orgs.) La formación del educador musical latinoamericano. Guatemala, C. A.: Avanti – FLADEM, 2015, p.89-101.

LA PLATA, Dirección General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires. Diseño curricular para la educación primaria: primer ciclo y segundo ciclo. La Plata: Dirección General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2018.

MATEIRO, Teresa. Músicos, pedagogos y arte-educadores con especialidad en educación musical: un análisis sobre la formación docente en países suramericanos. Profesorado: Revista de currículum y formación del profesorado, Granada, v.14, n.2, p.29-40, 2010.

MISURACA, María Rosa; MENGHINI, Raúl A.. La formación de docentes en la Argentina del siglo XXI: ¿consolidación de las tendencias de los ’90?. Profesorado: Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, v.14, n.2, p.251-266, 2010.

SHIFRES, Favio; GONNET, Daniel. Problematizando la herencia colonial en la educación musical. Epistemus: Revista de estudios en Música, Cognición y Cultura, Buenos Aires, v.3, n.2, p.51-67, 2015.

VINCENZI, Alejandro de. La formación del educador musical latinoamericano. In: BATRES, E.; GAINZA, V. H. de. (Orgs.). La formación del educador musical latinoamericano. Guatemala,

C. A.: Avanti – FLADEM, 2015, p.31-40.

Downloads

Publicado

2018-12-25

Como Citar

COSTA, Gislene Marino; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Educação musical e formação de professores de Música na Argentina. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 26–46, 2018. DOI: 10.5965/2358092520202018026. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13705. Acesso em: 28 mar. 2024.