As representações sociais de professores quanto ao ensino de Música mediado por Tecnologias

Autores

  • José Magnaldo de Moura Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Juciane Araldi Beltrame Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018165

Palavras-chave:

formação de professores, tecnologias, representações sociais

Resumo

Este trabalho buscou analisar quais as representações sociais de professores de música sobre ensino de música mediado por tecnologias. Como fonte de dados dessas representações sociais analisamos os formulários de inscrição dos professores inscritos no curso de extensão “Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologias”, tendo como base seu perfil e em específico suas perspectivas sobre o que pretendem aprender no curso. A partir da realização desse trabalho tivemos ideia do quanto são diversificadas as representações sociais dos participantes do curso sobre o que é trabalhar com o ensino de música mediado por tecnologias. De modo geral podemos destacar 8 representações sociais divergentes, mas que dialogam entre si formando uma representação social coletiva dos professores de música participantes do referido curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Magnaldo de Moura Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016), possui licenciatura em música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de música em múltiplos contextos, formação de professores de música e educação musical mediada por tecnologias. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Juciane Araldi Beltrame, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde novembro de 2009. Docente no curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) de agosto de 2006 a novembro de 2009. Doutora em Música - Música e Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Música - Educação Musical - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Medotologia do Ensino da Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Licenciada nos cursos de Licenciatura em Música da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Co-autora do livro ?Hip Hop: da rua para escola? (editora Sulina). Atua na área de Educação Musical nas temáticas: práticas musicais de DJs, música eletrônica, hip hop, formação docente, educação musical e tecnologia, educação musical online.

Referências

BELTRAME, Juciane Araldi. Educação musical emergente na cultura digital e participativa: uma análise das práticas de produtores musicais. 2016. Tese (programa de pós-graduação em música) - centro de letras e Artes – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

CERNEV, Francine Kemmer. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: motivação dos alunos e estratégias de aprendizagem. 2015. Tese (doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

CHAIB, M.; CHAIB, M. Social representations, subjectivity and learning. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 156, p. 358–372, 2015.

CUERVO, Luciana. Educação musical e a ideia de arquiteturas pedagógicas: práticas na formação de professores da geração “nativos digitais”. Revista da ABEM, v. 20, n. 29, 2012. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/91>. Acesso em: 26 maio. 2018.

DUARTE, M. De A.; MAZZOTTI, T. B. Representações sociais da música: aliadas ou limites do desenvolvimento das práticas pedagógicas em música? Educação e Sociedade, v. 27, n. 97, p. 1283–1295, 2006.

GOHN, Daniel Marcondes. Tecnofobia na música e na educação: origens e justificativas. OPUS, v. 13, n. 2, p. 161– 174, 2007.

GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical à distância: propostas para ensino e aprendizagem de percussão. 2010. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

LOURO, Viviane. Educação Musical e o Aluno com Deficiência: discutindo a prática e propondo adaptações pedagógicas, 2005. Disponível em: <https://musicaeinclusao.wordpress.com/2013/06/06/louro-viviane-educacao-musical-e-o-aluno-com-deficiencia-discutindo-a-pratica-e-propondo-adaptacoes-pedagogicas/>. Acesso em: 5 out. 2018.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. Tradução de Roberta de Moraes Jesus de Souza, [s. l.], v. 9, n. 5, 2001.

RAMOS, Sílvia Nunes. Escuta portátil e aprendizagem musical: um estudo com jovens sobre a audição musical mediada pelos dispositivos portáteis. 2012. Tese (Doutorado em Música) – 271 Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade do Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SOUZA, Jusamara; FREITAS, Maria de Fatima Quintal de. Práticas musicais de jovens e vida cotidiana: socialização e identidades em movimento, Curitiba, Música em perspectiva, v. 7, n. 1, p. 57-80, 2014.

SANCHO, Juana Maria. Por Uma tecnologia educacional. Porto Alegre, Artmed, 1998.

TOBIAS, Evan. Inter/trans/cross/new media(ting): Navigating an emerging landscape of digital media for music education. In: RANDLES, C. (Ed.), Music education: navigating the future. New York: Routledge, 2015. p. 91-121

TOBIAS, Evan. Toward Convergence: Adapting Music Education to Contemporary Society and Participatory Culture. Music Educators Journal, v. 99, n. 4, p. 29-36, 2013.

VERASZTO, Estéfano Vizconde et al. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Revista Prisma.com, n.7, p.60-85, 2008.

Downloads

Publicado

2018-10-20

Como Citar

ARAÚJO, José Magnaldo de Moura; BELTRAME, Juciane Araldi. As representações sociais de professores quanto ao ensino de Música mediado por Tecnologias. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 165–183, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018165. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13086. Acesso em: 19 nov. 2024.