O educador musical na educação especial: a trajetória de três professores

Autores

  • Vinícius Nicolodelli Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018120

Palavras-chave:

Educação Musical , Formação de professores , Trajetória acadêmica

Resumo

Esta pesquisa tem por meta conhecer e analisar a formação de professores de música que atuam com a educação especial. Neste sentido, busca compreender a formação do educador, sua experiência e os desafios encontrados no dia a dia. Revisando a literatura foi possível encontrar cinco pesquisas acadêmicas (ALMEIDA, 2004; SOARES, 2006; SANTOS, 2008; MACHADO, 2012; e VIANA, 2015) que tem como temática a formação de professores de música que atuam com a Educação Musical Especial e com o Ensino Inclusivo. Para que a pesquisa fosse possível, os dados foram coletados por meio de entrevistas online com três educadores musicais que atuaram ou ainda atuam no contexto da educação musical especial. Os resultados indicam que a formação destes professores esteve atrelada à atuação durante suas trajetórias e que, apesar das barreiras encontradas, superaram desafios buscando conhecimentos que pudessem auxiliá-los em suas práticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Nicolodelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Formado em Licenciatura em Música pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Especialista em Educação Musical pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestrando em Educação Musical pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Referências

ALMEIDA, Maria Amelia. Formação do professor para a educação especial: história, legislação e competências. Centro de educação – Cadernos, n. 24, 2004.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.html. Acesso em: 03 out. 2018.

. Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n. 9394/96, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11769-18- agosto-2008-579455-publicacaooriginal-102349-pl.html. Acesso em: 03 out. 2018.

FERNANDES, J. N. Pesquisa em educação musical: situação no campo das dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 5, 45-57, 2000

. Pesquisa em educação musical: situação no campo das dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 15, 11-26, 2006

. A Pesquisa em Educação Musical no Brasil – Teses e Dissertações – Diversidade Temática, Teórica e Metodológica. Educação musical no Brasil. In: Oliveira, A. & Cajazeira, R. (orgs.), Salvador, P&A, 2007.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta: Revista do Programa de Pós- Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, p. 50-73, 2000. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmPauta/article/viewFile/9378/5550. Acesso em: 03 out. 2018.

MACHADO, Dulcinéia. A Educação Especial na formação e na práticapedagógicadoprofessordemúsica. Trabalhode Conclusãode Curso. Florianópolis: UDESC, 2012. Disponível em http://sistemabu. udesc.br/pergamumweb/vinculos/000000/000000000017/00001767. pdfAcesso em: 03 out. 2018.

SANTOS, Claudia Eboli Corrêa dos. A Educação Musical Especial: Aspectos históricos, legais e metodológicos. Dissertação de Mestrado, UFRJ. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.unirio.br/ ppgm/arquivos/dissertacoes/claudia-eboli. Acesso em: 03 out. 2018.

SILVA, Crista Soares da. Educação Musical para Surdos: Uma experiência na Escola Municipal Rosa do Povo. Artigos da Meloteca. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://musicaeinclusao.files. wordpress.com/2013/06/mono-pre-textual-tina1.pdf. Acesso em: 03 out. 2018

SOARES, Lisbeth. Formação e prática docente musical no processo de Educação Inclusiva de Pessoas com Necessidades Especiais. Dissertação (Mestrado em Educação Especial), UFSCAR. São Carlos, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ ufscar/2954/DissLS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 out. 2018.

STAKE, Robert. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Editora: Penso. Tradução: Karla Reis, 2011.

VIANA, Ana Célia de Lima. Uma proposta de capacitação na área da educação musical especial. Dissertação de Mestrado. São Carlos: UFSCar, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ ufscar/3194. Acesso em: 03 out. 2018.

WESTERMANN, Bruno. A autonomia do aluno de violão em um curso de licenciatura em música a distância: um estudo sobre os fatores de influência. Revista da ABEM, v. 20, n. 29, p. 78-87, 2012.

Downloads

Publicado

2018-10-20

Como Citar

NICOLODELLI, Vinícius. O educador musical na educação especial: a trajetória de três professores. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 120–139, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018120. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13075. Acesso em: 19 nov. 2024.