O ENCONTRO DOS RIOS: ANÁLISES SOBRE CERÂMICA E ARTE POPULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092518182017106

Palavras-chave:

cerâmica , arte popular , associação de cerâmica comunitária , Nossa Senhora de Fátima

Resumo

A arte popular brasileira tem raízes multiculturais e se apresenta como objeto de investigação tanto para campo das artes, como para campo da antropologia. Embora as abordagens sejam diferentes, as análises de ambas as áreas demonstram que a arte popular brasileira conflui e entrelaça uma grande diversidade de questões, as quais frequentemente terminam por ser diminuídas frente às discussões levantadas pela Grande Arte ocidental. Este artigo pretende pensar sobre algumas dessas questões a partir da observação de um grupo de ceramistas que produzem suas peças organizados em uma associação localizada no oeste baiano.

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Biografia do Autor

Mariana de Araujo Alves da Silva, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Licenciada em Artes Visuais pelo IA/UNESP, atualmente é Mestranda no PPGArtes da mesma universidade. Tem desenvolvido pesquisas no encontro das áreas de arte, educação e cerâmica. Participa do Grupo de Pesquisa Panorama da Cerâmica Latino-Americana - tradicional e contemporânea - IA/UNESP/Cnpq desde 2016.

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Publicado

2018-05-14

Como Citar

SILVA, Mariana de Araujo Alves da. O ENCONTRO DOS RIOS: ANÁLISES SOBRE CERÂMICA E ARTE POPULAR. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 106–121, 2018. DOI: 10.5965/2358092518182017106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/10334. Acesso em: 20 dez. 2024.