Lógica e polí­tica do objeto nos teatros de animação

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701292024025

Mots-clés :

filosofia, teatro, teatro de animação, teatro de objetos

Résumé

O artigo analisa a questão do objeto animado a partir da relação que este estabelece com o sujeito que o anima e com o público. Para tanto, desenvolve uma reflexão filosófica acerca de como e porque o objeto aporta significados para a cena teatral. Perpassando a escrita, são evocados conceitos pertinentes à Platão, Husserl, Kant e Aristóteles, entre outros filósofos e artistas.

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Bibliographies de l'auteur

Philippe Choulet, Université de Strasbourg

Professor Honorário (Professor Associado) de Filosofia em Estrasburgo (França) e Professor de História da Arte na École Émile Cohl, Lyon. Conferencista no Festival Mundial de Teatro de Marionetes, em Charleville-Mézières. Publicou, entre outros: La bonne École, 2 vol., com Ph. Rivière (Champ Vallon), L’idiot musical, Glenn Gould, existence et contrepoint, com A. Hirt (Kimé), Nietzsche, l’art et la vie, com H. Nancy (Félin), Méthodologie philosophique, com D. Folscheid e J.J. Wunenburger (P.U.F.).

Paulo César Balardim Borges, Université de l'État de santa catarina

Professor Adjunto na área de Prática Teatral - Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutor em Artes Cênicas (PPGT / UDESC), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC / UFRGS), licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA). Atuou como diretor, ator e cenógrafo da companhia teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, entre 1991 e 2016. Foi Presidente da AGTB - Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos nos anos de 2002 e 2003. Experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Cênicas, Comunicação, Programas Televisivos e Teatro de Animação.

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Publiée

2024-05-10

Comment citer

CHOULET, Philippe; BORGES, Paulo César Balardim. Lógica e polí­tica do objeto nos teatros de animação. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 29, p. 25–47, 2024. DOI: 10.5965/2595034701292024025. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/25503. Acesso em: 22 nov. 2024.