A comicidade na pedagogia de Lecoq: exercício com as máscaras larvárias

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701262022050

Mots-clés :

Jacques Lecoq, pedagogia teatral, comicidade, máscara larvária, atuação

Résumé

O artigo se propõe a analisar modos como a pedagogia de Jacques Lecoq (1921-1999) trabalha a comicidade. Para tanto, tomamos um exercício de improvisação com máscaras larvárias realizado em sua escola a partir do qual estabelecemos relações com algumas características da comicidade segundo Henri Bergson (1859-1941). Enfatizo aspectos técnicos aprendidos no primeiro ano da escola de Lecoq, quando são desenvolvidos princípios do jogo e da criação teatral a partir do corpo e da improvisação, traçando possíveis conexões dessas práticas com a produção da comicidade. 

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Biographie de l'auteur

Cláudia Müller Sachs, Université Fédérale du Rio Grande do Sul

Cláudia é Professora Adjunta no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Doutorado e Mestrado em Teatro na UDESC. Estudou na École Internacional de Thèatre Jacques Lecoq (1992/93). Realizou pesquisa pós-doc como bolsista PNPD no PPGAC - Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Coordenadora do curso de teatro na UFRGS de 2018 a 2020. Atualmente pesquisa a linguagem das máscaras cênicas.

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Publiée

2022-09-03

Comment citer

SACHS, Cláudia Müller. A comicidade na pedagogia de Lecoq: exercício com as máscaras larvárias. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 050–069, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022050. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/22503. Acesso em: 22 nov. 2024.

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Dossiê: O Riso e o grotesco no teatro de animação