A comicidade na pedagogia de Lecoq: exercício com as máscaras larvárias
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701262022050Palabras clave:
Jacques Lecoq, pedagogia teatral, comicidade, máscara larvária, atuaçãoResumen
O artigo se propõe a analisar modos como a pedagogia de Jacques Lecoq (1921-1999) trabalha a comicidade. Para tanto, tomamos um exercício de improvisação com máscaras larvárias realizado em sua escola a partir do qual estabelecemos relações com algumas características da comicidade segundo Henri Bergson (1859-1941). Enfatizo aspectos técnicos aprendidos no primeiro ano da escola de Lecoq, quando são desenvolvidos princípios do jogo e da criação teatral a partir do corpo e da improvisação, traçando possíveis conexões dessas práticas com a produção da comicidade.
Descargas
Citas
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BROCHADO, I. Só posso passar à frente o que me afeta, o que conheço. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 21, p. 458-476, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702212019458. Acesso em: 6 mar. 2023.
EVANS, Mark; KEMP, Rick, editors. The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London: Routledge, 2016.
FREIXE, Guy. A improvisação e o jogo com máscara na formação do ator. Revista Cena, Porto Alegre, n. 23, p. 184-193, set./dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/70441/44819. Acesso em: 18 jul. 2022.
FREIXE, Guy. As utopias da máscara nas cenas europeias do século XX. Montpellier: l’Entretemps, 2010.
FREIXE, Guy. La filiation Copeau, Lecoq, Mnouchkine: une lignée théâtrale du jeu de l’acteur. Paris: Entretemps, 2014.
FUCHS, Ana Carolina Müller. O sorriso da palhaça: Pedagogias do riso e do risível. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/218425. Acesso em: 6 mar. 2023.
FUSETTI, Giovanni. Commedia dell’arte e comedie humaine. In: EVANS, Mark; KEMP, Rick, editors. The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London: Routledge, 2016. p.142-149.
LECOQ, Jacques. Le théâtre du geste: mimes et acteurs. Paris: Bordas, 1987.
LECOQ, Jacques. Le corps poétique: un enseigment de la créacion théâtrale. Paris: Actes Sud-Papiers: ANRT, 1997.
LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. 2. ed. São Paulo: Edições Sesc, 2021.
MELO, Sérgio Nunes. A abordagem atorial de Lecoq: um vocabulário completo e universal para todos os idiomas performativos. Mimus – Revista Online de Mímica e Teatro Físico, Salvador, v. 2, n. 4, p. 29-40, 2012. Disponível em: https://mimus.com.br/revista-mimus/n-4/4-05melo.pdf. Acesso em: 17 jul. 2022.
MURPHY, Maiya. Language and the body. In: EVANS, Mark; KEMP, Rick, editors. The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London: Routledge, 2016. p. 260-267.
MURRAY, Simon. Jacques Lecoq. London: Routledge, 2003.
PASTORINO, Gloria. The body voice of satire: Jacques Lecog and Dario Fo. In: The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London: Routledge, 2016. p. 87- 95.
PRETTE, Nailanita. Os Sete Níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual. 2021. Dissertação (Mestrado em artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/39615. Acesso em: 6 mar. 2023.
ROY, Jean-Noël, CARASSO, Jean-Gabriel. Les deux voyages de Jacques Lecoq. Paris: La Septe Arte: On line Productions: ANRAT, 1999. 1 DVD (46 min).
SACHS, Cláudia Müller. A metodologia de Jacques Lecoq: estudo conceitual. 2004. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000078/00007820.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.
SACHS, Cláudia Müller. A imaginação é um músculo: a contribuição de Lecoq para o trabalho do ator. 2013. 224 p. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro, Florianópolis, 2013 Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000075/0000757a.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.
SACHS, Cláudia Müller. Bachelard, Jousse and Lecoq. In: EVANS, Mark; KEMP, Rick. The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London; New York: Routledge, 2016. p. 51-58.
SACHS, C. M. Máscaras Larvárias online: : desafios pedagógicos. Revista Brasileira de Estudos da Presença, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1–25, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/118960. Acesso em: 6 mar. 2023.
SCHEFFLER, Ismael. O laboratório de estudo de movimento e o percurso de formação de Jacques Lecoq. 591 f. Tese (Doutorado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006e/00006e55.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.