O riso irônico no espetáculo O Cabaré dos Quase-Vivos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701262022103

Mots-clés :

Sobrevento, Riso irônico, Teatro de Animação, Comicidade , Crítica de valores

Résumé

Este artigo traz uma reflexão acerca das características do riso obtido em O Cabaré dos Quase-Vivos, espetáculo criado há mais de quinze anos pelo Grupo Sobrevento de Teatro, que propõe questões ainda pertinentes na atualidade. Trata-se de um espetáculo que transita entre o cômico e o dramático, jogando com a percepção do espectador entre quadros comoventes de Teatro de Animação e quadros descontraídos, que misturam casualmente bonecos com atores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Osvaldo Antonio Anzolin, Federal University of Paraíba

Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - Unesp

Références

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1993 [1977].

BERGSON, Henri. O Riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar, 1983 [1900].

CASTRO, Kely Elias de. Trinta anos à beira do abismo: O grupo Sobrevento, do virtuosismo da animação de bonecos ao objeto puro. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Unesp, São Paulo, 2018.

CHERUBINI, Luiz André. Entrevista concedida a Antonio Carlos Bernardes. Site do Projeto Atualização e Memória. RIO DE JANEIRO: CBTIJ, 2013. Disponível em: http://cbtij.org.br/categoria/acervo/luiz-andre-cherubini/entrevista-luiz-andre-cherubini/, acesso em: 20/02/2020

JOLLES, André. Formas simples. São Paulo: Editora Cultrix, 1976 [1930].

MOLNÁR, Ferenc. Conto De Ninar. In Mar de histórias: antologia do conto mundial: no limiar do século XX: v. 8 - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e Paulo Rónai (tradução e organização). – 5.ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p.92-98, 2013.

O’NEILL, Cecily. Da alienação à interpretação - os usos da ironia. Urdimento. Florianópolis: v.1, n.8, p. 07-18, 2018.

PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992 [1976].

SOBREVENTO. O Cabaré dos Quase-Vivos, do Sobrevento (compacto/highlights). YouTube, 21 abr. 2006. Disponível em: https://youtu.be/Na-XG-gVnoI. Acesso em 20 jun. 2022.

SOBREVENTO. O Cabaré dos Quase-Vivos. [s.d.]. Disponível em: http://www.sobrevento.com.br/tec/cabproj.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

Téléchargements

Publiée

2022-09-03

Comment citer

ANZOLIN, Osvaldo Antonio. O riso irônico no espetáculo O Cabaré dos Quase-Vivos. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 103–108, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/22346. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: O Riso e o grotesco no teatro de animação