O riso irônico no espetáculo O Cabaré dos Quase-Vivos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701262022103

Palabras clave:

Sobrevento, Riso irônico, Teatro de Animação, Comicidade , Crítica de valores

Resumen

Este artigo traz uma reflexão acerca das características do riso obtido em O Cabaré dos Quase-Vivos, espetáculo criado há mais de quinze anos pelo Grupo Sobrevento de Teatro, que propõe questões ainda pertinentes na atualidade. Trata-se de um espetáculo que transita entre o cômico e o dramático, jogando com a percepção do espectador entre quadros comoventes de Teatro de Animação e quadros descontraídos, que misturam casualmente bonecos com atores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osvaldo Antonio Anzolin, Federal University of Paraíba

Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - Unesp

Citas

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1993 [1977].

BERGSON, Henri. O Riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar, 1983 [1900].

CASTRO, Kely Elias de. Trinta anos à beira do abismo: O grupo Sobrevento, do virtuosismo da animação de bonecos ao objeto puro. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Unesp, São Paulo, 2018.

CHERUBINI, Luiz André. Entrevista concedida a Antonio Carlos Bernardes. Site do Projeto Atualização e Memória. RIO DE JANEIRO: CBTIJ, 2013. Disponível em: http://cbtij.org.br/categoria/acervo/luiz-andre-cherubini/entrevista-luiz-andre-cherubini/, acesso em: 20/02/2020

JOLLES, André. Formas simples. São Paulo: Editora Cultrix, 1976 [1930].

MOLNÁR, Ferenc. Conto De Ninar. In Mar de histórias: antologia do conto mundial: no limiar do século XX: v. 8 - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e Paulo Rónai (tradução e organização). – 5.ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p.92-98, 2013.

O’NEILL, Cecily. Da alienação à interpretação - os usos da ironia. Urdimento. Florianópolis: v.1, n.8, p. 07-18, 2018.

PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992 [1976].

SOBREVENTO. O Cabaré dos Quase-Vivos, do Sobrevento (compacto/highlights). YouTube, 21 abr. 2006. Disponível em: https://youtu.be/Na-XG-gVnoI. Acesso em 20 jun. 2022.

SOBREVENTO. O Cabaré dos Quase-Vivos. [s.d.]. Disponível em: http://www.sobrevento.com.br/tec/cabproj.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

Publicado

2022-09-03

Cómo citar

ANZOLIN, Osvaldo Antonio. O riso irônico no espetáculo O Cabaré dos Quase-Vivos. Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 103–108, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/22346. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O Riso e o grotesco no teatro de animação