Eidolon: as sombras e fantasmagorias de um corpo-espectro videográfico
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034702252021173Mots-clés :
Sombra, Fantasmagoria, Duplo, Corpo, VídeoRésumé
Este artigo é uma análise do processo de criação do vídeo Eidolon (2020), trabalho artístico conduzido pelas noções de sombra, duplo e fantasmagoria presentes no teatro de sombras, nos espetáculos de fantasmagoria, na animação de silhuetas no cinema e na linguagem videográfica, para evocar os efeitos de presença de corpos representados como imagem em telas iluminadas, projetadas e luminosas. O objetivo da investigação é evidenciar o potencial poético da interlocução entre ancestral e tecnológico e levantar questões sobre as sombras do híbrido, da técnica, do oculto, do desejo e da memória em imagens-fantasma nas narrativas contemporâneas.
Téléchargements
Références
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação. São Caetano do Sul: Ateliê Editorial, 1997.
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo?. Chapecó: ARGOS, 2009.
CAVENEY, Mike; et al., The Magic Book. Edição: 1a. Taschen, 2018.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário dos símbolos. José Olympio, 1998.
COELHO, Maira Castilhos. A presença de corpos ausentes, a fantasmagoria de Denis Marleau em Os Cegos de Maurice Maeterlinck. (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: UFMG, 2015.
FELINTO, Erick. A Imagem Espectral - Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica. São Paulo: Atelie Editorial, 2008.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
GIESEN, Rolf. Puppetry, Puppet Animation and the Digital Age. First edition, Boca Raton, FL: CRC Press/Taylor & Francis Group, 2019.
HALL, Edith. National Theatre: An Introduction to Greek Theatre. 2013. Disponível em: https://youtu.be/aSRLK7SogvE . Acesso em: 16 nov. 2020.
LEITE, Marcelo Denny de Toledo. Cenografia digital na cena contemporânea. São Paulo: Annablume, 2019.
MACHADO, Arlindo. Pré-Cinemas e Pós-Cinemas. São Paulo: Papirus, 2011.
MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. São Paulo: Unesp, 2003.
MATURANA, Carmen Luz. Teatro de Sombras, Asia-Europa-Chile. Santiago de Chile: Ediciones Equilibrio Precario, 2009.
MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora SENAC, 2008.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SCONCE, Jeffrey. Haunted Media - Electronic Presence, from Telegraphy to Television. Duke University Press, 2000.
STOICHITA, Victor I. Breve Historia de La Sombra. Madri: Ediciones Siruela, 1999.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
VIEIRA, Trajano. Helena, de Eurípedes, e seu duplo. São Paulo: Perspectiva, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.