Eidolon: as sombras e fantasmagorias de um corpo-espectro videográfico
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034702252021173Palabras clave:
Sombra, Fantasmagoria, Duplo, Corpo, VídeoResumen
Este artigo é uma análise do processo de criação do vídeo Eidolon (2020), trabalho artístico conduzido pelas noções de sombra, duplo e fantasmagoria presentes no teatro de sombras, nos espetáculos de fantasmagoria, na animação de silhuetas no cinema e na linguagem videográfica, para evocar os efeitos de presença de corpos representados como imagem em telas iluminadas, projetadas e luminosas. O objetivo da investigação é evidenciar o potencial poético da interlocução entre ancestral e tecnológico e levantar questões sobre as sombras do híbrido, da técnica, do oculto, do desejo e da memória em imagens-fantasma nas narrativas contemporâneas.
Descargas
Citas
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação. São Caetano do Sul: Ateliê Editorial, 1997.
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo?. Chapecó: ARGOS, 2009.
CAVENEY, Mike; et al., The Magic Book. Edição: 1a. Taschen, 2018.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário dos símbolos. José Olympio, 1998.
COELHO, Maira Castilhos. A presença de corpos ausentes, a fantasmagoria de Denis Marleau em Os Cegos de Maurice Maeterlinck. (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: UFMG, 2015.
FELINTO, Erick. A Imagem Espectral - Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica. São Paulo: Atelie Editorial, 2008.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
GIESEN, Rolf. Puppetry, Puppet Animation and the Digital Age. First edition, Boca Raton, FL: CRC Press/Taylor & Francis Group, 2019.
HALL, Edith. National Theatre: An Introduction to Greek Theatre. 2013. Disponível em: https://youtu.be/aSRLK7SogvE . Acesso em: 16 nov. 2020.
LEITE, Marcelo Denny de Toledo. Cenografia digital na cena contemporânea. São Paulo: Annablume, 2019.
MACHADO, Arlindo. Pré-Cinemas e Pós-Cinemas. São Paulo: Papirus, 2011.
MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. São Paulo: Unesp, 2003.
MATURANA, Carmen Luz. Teatro de Sombras, Asia-Europa-Chile. Santiago de Chile: Ediciones Equilibrio Precario, 2009.
MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora SENAC, 2008.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SCONCE, Jeffrey. Haunted Media - Electronic Presence, from Telegraphy to Television. Duke University Press, 2000.
STOICHITA, Victor I. Breve Historia de La Sombra. Madri: Ediciones Siruela, 1999.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
VIEIRA, Trajano. Helena, de Eurípedes, e seu duplo. São Paulo: Perspectiva, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.