A Voz no Teatro Popular do Nordeste

Auteurs

  • Rafael Sol Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701192018158

Résumé

O artigo contextualiza a voz no Teatro de Mamulengo, e consequentemente a voz no teatro de bonecos enquanto teatro de rua bem como as peculiaridades de tipos e timbres que esta proposta cênica abarca. Trata também de alguns aspectos de sua fusão com outras artes populares que envolvem a voz como meio de expressão. O texto também aponta para a cosmologia do pensamento deste mestre criador, bem como suas singularidades.

Palavras-chave: Voz. Mamulengo. Folguedo. Cultura popular. Folclore.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rafael Sol, Minas Gerais

Trabalha com Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Suas referências artísticas vieram de Natal (RN) e da mata norte pernambucana. Aprendeu a brincar com Chico Daniel, Zé de Vina e seus agregados. É membro da Comissão Mineira de Folclore e da Associação de Teatro de Bonecos de Minas Gerais - ATEBEMG. Possui residência em Belo Horizonte e no vilarejo de Campo Alegre, município de Turmalina, um dos berços culturais do Vale do Jequitinhonha.

Téléchargements

Publiée

2018-11-30

Comment citer

SOL, Rafael. A Voz no Teatro Popular do Nordeste. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 19, p. 158–169, 2018. DOI: 10.5965/2595034701192018158. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701192018158. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos fora do Dossier Temático