O desenho como ferramenta universal. O contributo do processo do desenho de moda na concepção do projeto de design de vestuário.

Autores

  • Lourdes Maria Puls Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x04082011011

Resumo

Hoje as roupas não são feitas apenas para enfeitar o corpo. São roupas desenhadas e projetadas que utilizam materiais diferenciados, tecidos inteligentes e isto demanda um profissional de moda com formação que saiba utilizar o desenho como meio de inovação, tanto nas formas, processos e na materialidade do produto. Neste contexto o desenho é uma ferramenta essencial um recurso cognitivo e perceptivo determinante para solucionar e organizar a fruição das ideias. O desenho possibilita ao designer conceituar, desenvolver, materializar, transmitir e expressar suas ideias. Portanto um instrumento do pensamento e pontencializador da criatividade na concepção projetual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MASSIRONI, M. Ver pelo desenho: aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70, 1996.

PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a Escola. Trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SALLES, C.A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2006.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Trad. Ernani da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

PULS, Lourdes Maria. O desenho como ferramenta universal. O contributo do processo do desenho de moda na concepção do projeto de design de vestuário. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 4, n. 8, 2011. DOI: 10.5965/1982615x04082011011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7892. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos