Chanel: uma análise semiótica

Autores/as

  • Sonia Carmem Teló Duarte Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x05102012187

Palabras clave:

Marca, Semiótica, Chanel

Resumen

O trabalho tem por objetivo conhecer o que havia em Gabrielle Chanel que fez com que seu nome se transformasse em sinônimo de elegância e bom gosto ao vestir, resistindo ao tempo e ao surgimento de inúmeros estilistas e designers de moda. Parte-se do estudo sobre as marcas enquanto representações dos produtos e sua analogia com as marcas de moda, uma vez que as marcas são reflexos dos produtos que representam e precisam ser adequados aos objetivos da empresa para que não desapareçam do cenário econômico. A seguir, utiliza-se da semiótica como um exercício de análise, que busca explicar, descrever e compreender os signos que fizeram com que Coco Chanel se tornasse uma marca que continua a instigar as pessoas a possuir uma pequena parte desse mito ao adquirir um produto Chanel.

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Publicado

2012-07-01

Cómo citar

DUARTE, Sonia Carmem Teló. Chanel: uma análise semiótica. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 175–186, 2012. DOI: 10.5965/1982615x05102012187. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7758. Acesso em: 20 dic. 2024.