A impotância de uma comunicação interna como diferencial competitiva na indústria do vestuário

Autores

  • Viviane Gomes Locatelli Universidade do Oeste de Santa Catarina, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x01022008011

Palavras-chave:

Empresa, Comunicação, Cliente Interno, Motivação, Produtividade

Resumo

Este artigo é fragmento de um artigo maior, que discute a importância da comunicação interna nas empresas. A proposta desse trabalho foi mostrar a importância da comunicação interna em organizações de pequeno e médio porte. A investigação foi baseada em referenciais teóricos e no estudo de um caso prático, que, juntos, proporcionaram uma sólida base para reflexão sobre o tema. Seja qual for o tamanho de uma organização, pequena, média ou grande, o relacionamento com os colaboradores assume hoje papel estratégico. Comunicação interna é diferencial competitivo. No caso das empresas de pequeno e médio porte, métodos arcaicos e amadores de administração tornam o desafio ainda maior, mas não impossível. Os gestores das empresas de menor porte que estiverem dispostos a mudar e adequar-se à nova realidade darão um passo essencial no crescimento e, principalmente, na sobrevivência do próprio negócio. Apoiando-se em estudos e pesquisas de diversos autores e realizando uma sondagem de tendências, o presente estudo aponta que a localização da comunicação interna, aliada à tecnologia da informação está transformando as relações, entre os agentes das organizações e que, portanto, são de grande importância quando aplicadas em indústria do vestuário, devido a grande heterogeneidade de seus colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da transformação: como transformar a informação e tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

BORTOLI, Adelino Neto. Tipologia de problemas das pequenas e médias empresas; Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo; 1980; 140 p.

BOLSTAD, Richard. Sobre a motivação de empregados. Trad; Hélia Cadore. Publicado no Golfinho, nº88, Junho 2002

BUENO, Wilson da Costa Bueno. Comunicação empresarial - teoria e pesquisa. São Paulo. Manole, 2003.

CARMO, Vandson Bastos do, e PONTES, Cecília Carmem Cunha. Sistemas de informações gerenciais para programa de qualidade total em pequenas empresas da região de Campinas. Trabalho da Dissertação de Mestrado em Informática apresentada por Vadson Bastos do Carmo e orientada pela professora doutora Cecília Carmen Cunha Pontes do Departamento da FILIAGE, Miguel Antônio. O maior desafio das empresas: a comunicação interna. Gestão Plus, nº 11 – nov/dez 1999 - ano IV -. Disponível em www.gestaoerh.com.br

JUNQUILHO, Gelson Silva. Gestão e ação gerencial nas organizações contemporâneas: para além do " folclore" e o "fato" Gest. Prod. Vol.8. no.3. São Carlos Dec. 2001

LESLY, Philip. Os fundamentos de relações públicas e da comunicação. São Paulo: Pioneira, 1995.

POMBO, Aloísio. Uma breve informação sobre liderança. Site motivação. 2005. Disponível em http:/hps.infolink.com.br, 2006

REINHARD, N.; Evolução das ênfases gerenciais e de pesquisa na área de tecnologia de informática e de comunicações aplicada nas empresas; Revista da Administração, São Paulo, v. 31; 1996.

WALTON, Richard E., Tecnologia de Informação - O uso da TI Pelas empresas que Obtém Vantagem Competitiva, Ed. Atlas, São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

LOCATELLI, Viviane Gomes. A impotância de uma comunicação interna como diferencial competitiva na indústria do vestuário. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 2, 2008. DOI: 10.5965/1982615x01022008011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7597. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos