Moda e Meia Idade: percepções femininas sobre o produto do vestuário da atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x09182016192Palabras clave:
moda, meia idade, consumoResumen
A dinamicidade do mercado da moda impulsiona diversas empresas do setor a traçar estratégias industriais e comerciais no intuito de se assegurar frente à concorrência. Além disso, a facilidade aos meios de comunicação tem promovido usuários e consumidores mais informados e conscientes sobre suas necessidades e expectativas, o que tem aumentado o nível de exigência sobre determinados produtos, principalmente o vestuário. Nesse sentido, o presente estudo objetivou identificar e discutir a percepção das mulheres de meia idade, com relação aos produtos do vestuário encontrados atualmente no mercado. Evidencia-se a importância do presente segmento de usuárias, uma vez que constituem demanda representativa para o setor da moda.
Descargas
Citas
ABERGO. Associação Brasileira de Ergonomia. Norma ERG BR 1002 –Código de Deontologia Do Ergonomista Certificado. Outubro, 2003. Disponível em: <http://www.abergo.org.br/arquivos/normas_ergbr/norma_erg_br_1002_deontologia.pdfAcessado em 21 dez 2013.
BARBOSA, M.J.S. (Org.). Passo e compasso: nos ritmos do envelhecer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção àSaúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos –Caderno, n.9). Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008;
CASOTTI, L.; CAMPOS, R.. Consumo da beleza e envelhecimento: histórias da pesquisa e de tempo. In: GOLDENBERG, M. (org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p. 109-131.
CASTILHO, K. Moda e Linguagem. São Paulo, SP: Editora Anhembi Morumbi, 2009.
CRONEY, J. Antropometria para diseñadores. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A, 1971.
FLÜGEL, J. C.A psicologia das roupas. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1966.
GRAVE, M. F. A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico. São Paulo: Escrituras Editora, 2010.
HALBE, A. F. P. Repercussões emocionais do climatério. In HALBE, H.W. Tratado de Ginecologia. 3ͣ ed. São Paulo: Roca, 2000, p. 198-204.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamento Familiares 2008-2009: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_analise_consumo/pofanalise_2008_2009.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2014.
IIDA, I. Ergonomia:Projeto e Produção. São Paulo: editora Edgard Blucher, 2005.
MATTHEWS, K.A. et al. Body mass index in mid-life women: relative influence of menopause, hormone use, and ethnicity. In: International Journal of Obesity and related metabolic disorders: Journal of International Association for Study of Obesity, London, vol. 25, n. 06, 863-873 p., jun. 2001. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11439301>. Acesso em: 12 mai. 2014.
ORSATTI, et al. Indicadores antropométricos e as doenças crônicas não transmissíveis em mulheres na pós-menopausa da região Sudeste do Brasil. In: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia[online], Rio de Janeiro, vol. 30, n. 04, 182-189 p., abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v30n4/05.pdf>. Acesso em 13 jan. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Erica Pereira das Neves, Luis Carlos Paschoarelli
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al enviar un artículo para su publicación en ModaPalavra e-periodico, el (los) autor (es) aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista, sin pago;
- Los autores pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones después de la primera publicación, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodical como medio de publicación original;
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado solo después de la publicación inicial en ModaPalavra e-periodical, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodic como el medio de publicación original;
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), solo después del proceso editorial y la primera publicación, siempre que indiquen el ModaPalavra periódico electrónico como medio de publicación original;
- Para indicar ModaPalavra e-periodic como medio de publicación original, el autor debe seguir el texto modelo: "Este artículo fue publicado originalmente por ModaPalavra e-periodic, bajo la licencia CC BY NC, en su volumen [insertar volumen], número [ insertar número] en el año de [insertar año], y se puede acceder en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/ ";
- Las opiniones expresadas en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no reflejan necesariamente la opinión de la revista. La publicación de artículos, fotografías y dibujos fue previamente autorizada por los responsables o sus representantes para su publicación en ModaPalavra e-periodic.