A camiseta como suporte político

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09182016171

Palabras clave:

camiseta, moda e política, filantropia

Resumen

As camisetas estampadas com frases filantrópicas ou campanhas de mobilização social, sejam elas produzidas por empresas de alto luxo ou por governos, vinculam o cidadão numa série de situações onde o jogo da aparência é muito mais complexo do que parece. O artigo objetiva analisar frases das camisetas estampadas de empresas americanas de luxo (burguesia) que possuem influência mundial e camisetas distribuídas pelos governos municipal e estadual do Rio de Janeiro (população carente). Como aporte teórico nas relações burguesas está Roland Barthes em Mitologias; sobre as relações de consumo e política a obra Consumidores e Cidadãos de Néstor García Canclini.

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Biografía del autor/a

Salma Soria, Universidade Veiga de Almeida

Graduada em Estilismo pela Universidade Candido Mendes (2006) e Design de Moda pela Universidade Salgado de Oliveira (2014), investiga os signos do vestuário e a relação da moda com a interface nos meios múltiplos. Pós-graduando Roteiro para Cinema e TV na Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro.

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Publicado

2016-07-01

Cómo citar

SORIA, Salma. A camiseta como suporte político. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 171–191, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09182016171. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6618. Acesso em: 20 dic. 2024.