Agregando serviço e produzindo vestuário para Pessoas com Deficiência: estratégia de diferenciação para confecções brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x07132014124Palabras clave:
estratégia, pessoas com deficiência, vestuárioResumen
O Brasil possui um amplo pólo produtivo de moda e uma significativa parcela de sua população com deficiência, sendo ela motora, visual, auditiva e intelectual, sob este olhar o artigo visa apresentar uma estratégia competitiva e de diferenciação para confecções brasileiras, a partir da oferta do serviço de Consultor de Moda Assistiva, produzindo vestuário para clientes com deficiência focando em uma abordagem social de mercado. Pesquisaram-se conceitos de gestão de design e inovação no vestuário a partir de sistema, processos, produto e serviços da área de moda, bem como foi realizado um levantamento de serviço em Tecnologia Assistiva. A partir disso apresenta-se um serviço que agrega venda e serviço pós venda, chamado Consultoria de Moda Assistiva. O profissional que realiza este trabalho tem a função de avaliar a necessidade de vestuário do cliente, suas medidas e a tecnologia assistiva que pode ser agregada a roupa para que sua vida seja mais confortável e independente, ele deve providenciar o vestuário, entregá-lo ao usuário, ensinar a usar e acompanhar o pós venda.
Palavras-Chave: Estratégia, Pessoas com deficiência, Vestuário
Descargas
Citas
ASSOFF, Igor; MCDONNELL, Edward. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.590 p.
BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997. 191 p.
BRASIL. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, de 31 de maio de 2004.
BRASIL. Decreto Federal 5.296 de 2 de dezembro de 2004.
CALDAS, Dario. Universo da Moda: Curso Online. São Paulo: Anhembi Morumbi, 1999.
CAMPODONICO, Francesca at al. Helping three persons with multiple disabilities acquire independent dressing through assistive technology. Journal of Visual Impairment & Blindness, EUA, dez. 2007. Vol. 101, p. 768 - 771. ISSN: 0145-482X CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de Gestão do design.Portugal, 1997.
CHESBROUGH, H. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. EUA: Harvard Business School Press, 2003.
COOK, Albert M.; HUSSEY, Susan. Assistive Technologies: Principles and Practices. 2° Ed. St. Louis, Missouri: Mosby – Year Book Inc. 2001. 523 p.
COOK, Albert M.; POLGAR, Jan Miller.Assistive Technologies: Principles and practices. 3° Ed. St. Louis, Missouri: Mosby Elsevier, 2008. EUA. Technology-related Assistance for Individuals with Disabilities Act. 1988.
FEGHALI. Marta Kasznar; DWYER, Daniela. As Engrenagens da Moda. Rio de Janeiro: Senac, 2001. 157 p
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11° ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HSM MANAGEMENT. Design nos BRIC’s. HSM Management. EUA. Novembro/ dezembro 2012. pg. 34-46.
IBGE. Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. São Paulo: IBGE, 2010. 215 p.
KOTLER, Phillip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 10° Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, Eva; MARKONI, Marina. Metodologia no Trabalho Científico. 7° Ed. São Paulo: Atlas, 2007. 225 p.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Días. A Gestão como Estratégia Organizacional. 2° edição. Londrina: Eduel-Robooks, 2011.
MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O Processo da Estratégia. 3° Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MONTE’ALVÃO, Claudia; DAMAZIO, Vera (Org.).Design Ergonomia Emoção.Riode Janeiro: FAPERJ, 2008. 127 p.
MONTEMEZZO, Maria Celeste. Diretrizes metodológicas para o projeto de produtos de moda no âmbito acadêmico. Bauru, 2003. Dissertação (mestrado) – UNESP, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.
NICKEL, Elton Moura. Sistematização da implementação de tecnologia assistiva para o contexto educacional. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis: UFSC, 2012. 264 p.
OLIVEIRA, Djalma. Planejamento estratégico. 28° Ed. São Paulo: Atlas, 2010. 335 p.
PRAHALAD, C. K.; KRISHNAN, M. S.A nova Era da Inovação. Brasil: Elsevier, 2008. 242 pgs.
OMS – Organização Mundial da Saúde. Relatório Mundial Sobre a Deficiência. Organização Mundial da Saúde. 2011. Disponível em < http://whqlibdoc.who.int/publications/2011/9788564047020_por.pdf >. Acessado em 30 de Abril de 2013.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústria e da concorrência. 7° Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.362 p.
RANGEL, Armênio Souza; SILVA, Marcello Muniz da; COSTA, Benny Kramer. Competitividade da Indústria Têxtil Brasileira.Revista de Administração e Inovação.v.7, n. 1. São Paulo. jan./mar. 2010. p. 151-174. ISSN: 1809-2039.
RECH, Sandra. Fundamentos da Gestão do Design de Moda. Modapalavra.Florianópolis, v 3, n° 3, pg. 55-67, novembro de 2004. INSS: 1982-615xx
SANCHES, Maria Celeste de Fátima. Projetando Moda: diretrizes para concepção de produtos. In Design de Moda Olhares Diversos. São Paulo: Estação das Cores e Letras, 2008. Pg.289- 301.
SILVEIRA, Icléia. Gestão da Produção e sua Relação com a estratégia competitiva de uma indústria do vestuário. Modapalavra. Florianópolis, v 1, n° 1, pg. 26-39, novembro de 2002.
ABIT. Disponível em <http://www.abit.org.br/Servicos.aspx#43|SD|C>. Acesso em 20/04/2013
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Bruna Brogin, Eugenio Díaz Merino, Vilson João Batista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al enviar un artículo para su publicación en ModaPalavra e-periodico, el (los) autor (es) aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista, sin pago;
- Los autores pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones después de la primera publicación, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodical como medio de publicación original;
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado solo después de la publicación inicial en ModaPalavra e-periodical, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodic como el medio de publicación original;
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), solo después del proceso editorial y la primera publicación, siempre que indiquen el ModaPalavra periódico electrónico como medio de publicación original;
- Para indicar ModaPalavra e-periodic como medio de publicación original, el autor debe seguir el texto modelo: "Este artículo fue publicado originalmente por ModaPalavra e-periodic, bajo la licencia CC BY NC, en su volumen [insertar volumen], número [ insertar número] en el año de [insertar año], y se puede acceder en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/ ";
- Las opiniones expresadas en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no reflejan necesariamente la opinión de la revista. La publicación de artículos, fotografías y dibujos fue previamente autorizada por los responsables o sus representantes para su publicación en ModaPalavra e-periodic.