Estrategias colaborativas entre la industria de la moda y los juegos.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0003

Palabras clave:

estrategias colaborativas, moda digital, juegos

Resumen

En el entorno digital, la mayoría de los individuos de todas las edades consideran los juegos como su forma favorita de entretenimiento. Este escenario ha despertado el interés de la industria de la moda en establecer conexiones con las plataformas de juegos. En esta perspectiva, este estudio pretende poner de manifiesto las estrategias de colaboración entre las industrias de la moda y del juego en el consumo de moda digital. La metodología utilizada se caracteriza por ser de naturaleza aplicada, en la que el objetivo del estudio fue descriptivo a través del estudio de caso con enfoque cualitativo. La estrategia colaborativa analizada fue entre las empresas Riot Games y Louis Vuitton, y como instrumentos de recolección de datos se utilizaron entrevistas e investigación documental. Al final, se concluye que las estrategias de colaboración entre las industrias de la moda y de los juegos en el consumo de moda digital pueden beneficiar a ambas empresas involucradas.

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Biografía del autor/a

Paula Winter Lisot, Universidade Feevale

Graduada em Moda pela Universidade Feevale, em Novo Hamburgo/RS (2016). Atualmente, está cursando Mestrado em Indústria Criativa na mesma universidade, também em Novo Hamburgo/RS (2022-2024). Atua profissionalmente como Analista no Centro de Design da Universidade Feevale, gerenciando o setor, a equipe criativa de designers e projetos relacionados aos cursos de Moda, Design, Design Gráfico e Design de Interiores, além de projetos gerais da Instituição e de clientes externos. É bolsista no Laboratório de Criatividade da Universidade Feevale, realizando pesquisas relacionadas ao mapeamento de Políticas Públicas e os recursos investidos nos setores criativos no estado do Rio Grande do Sul.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Dusan Schreiber possui graduação em Administração de Empresas Habilitação em Comércio Exterior pela UNISNOS (1989), Especialização em Administração Financeira pela UNISINOS (1995) e Consultoria Empresarial pela USP (1996), Mestrado em Administração pela UNISINOS (2006) e Doutorado em Administração pela UFRGS (2009). Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade Feevale, das Faculdades EST e da Faculdade Novo Hamburgo. Coordenou o Mestrado Profissional em Indústria Criativa, da Universidade FEEVALE, no período de 2013 a 2018, Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Operações e Administração da Produção, Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Administração Financeira e Gestão de Custos, Empreendedorismo, Gestão da Inovação e da Ecoinovação, Estratégia Organizacional, Teorias Organizacionais e Gestão de Pessoas. É parecerista da periódicos científicos nacionais e internacionais, de alto fator de impacto e estratos Qualis, além de eventos científicos de destaque em gestão, como todos da ANPAD, SEMEAD e ENGEMA/USP, ENEGEP, SINGEP, Congresso Brasileiro de Custos, entre outros. Membro titular do Comitê de Assessoramento da FAPERGS no período de 2019 a 2022 e titular e vice-coordenador no período de 2022 a 2024. Pesquisador com projetos aprovados junto a CNPQ e FAPERGS. Bolsista Produtividade CNPQ Nível 2, no período de 2018 a 2021.

Vanessa Amália Dalpizol Valiati, Universidade Feevale

Vanessa Valiati é doutora em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), mestre em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS), especialista em Economia da Cultura (PPGE/UFRGS) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (PUCRS). Atua como professora e pesquisadora no Mestrado Profissional em Indústria Criativa e nos cursos de graduação em Jornalismo e Produção Audiovisual da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), onde também atua como editora do periódico Brazilian Creative Industries Journal. É vice-líder do Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Informacão da UFRGS e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Consumo e Cultura Digital (C3Dig) da Universidade Feevale. Atualmente pesquisa nas áreas relacionadas ao consumo digital, conteúdos criativos, streaming, indústrias criativas, plataformização da produção cultural e audiência.

Serje Schmidt, Universidade Feevale

Bolsista Produtividade PQ-2 CNPq. Possui mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio/Unisinos (2001), doutorado em Economía de L'empresa pela Universitat de Les Illes Balears, Espanha, (2006 - título reconhecido pela USP) e um segundo doutorado em Administração na Unisinos (2013). Atuou em empresas como Hewlett-Packard (Alemanha), Meta Informática e Stemac Grupos Geradores. Atualmente é Editor Assistente da revista Heliyon Business and Economics (Elsevier). Desenvolve atividades como docente e pesquisador dos Mestrados Acadêmico em Administração e Profissional em Indústria Criativa na Universidade Feevale, lecionando as disciplinas de Estratégias Colaborativas para Inovação, Métodos de Pesquisa em Administração, Inovação e Empreendedorismo e Gestão Estratégica. É coordenador do Mestrado Acadêmico em Administração na Feevale. Atua também como avaliador ad hoc de periódicos acadêmicos indexados nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Relações Interorganizacionais, Inovação e Empreendedorismo.

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Publicado

2024-02-02

Cómo citar

LISOT, Paula Winter; SCHREIBER, Dusan; VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol; SCHMIDT, Serje. Estrategias colaborativas entre la industria de la moda y los juegos. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 01–30, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0003. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23540. Acesso em: 20 dic. 2024.

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