Upcycling artesanal y diferentes biotipos: concepción, desarrollo y producción de productos de moda de autor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0004

Palabras clave:

upcycling, proceso criativo, cuerpo

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar el cuerpo humano, en todos sus planos - coronal, sagital y transversal - y su importancia en la concepción, desarrollo y producción de upcycling artesanal en productos de moda de autor. Se trata de una investigación aplicada, cualitativa y descriptiva, perfilada por una investigación bibliográfica - de autores vinculados a la teorización semiótica del cuerpo y autores suecos involucrados en métodos creativos - y experimental - con investigación de laboratorio. Acompañando a los estudios pro-sustentabilidad, la técnica del upcycling busca éticamente mejorar la creación de productos de moda que puedan reconfigurarse y recomponerse en la economía circular de la moda, y los estudios corporales pueden contribuir para que la diversidad corporal pueda vincularse en lo estético y autoral concepción de estos productos que son reintroducidos por el acto creativo de ver y hacer.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Heitor da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Design de Moda e Vestuário pela UDESC. Possui graduação em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021). Intercâmbio com foco em Moda e Criação na The Swedish School of Textiles (2019). Experiência como empresário júnior na Inventório EJDM (Empresa Júnior de Design e Moda) CEART/UDESC (2017 - 2018). Experiência profissional com foco em moda e design (Criação de produtos, coleção de moda, processos criativos, modelagem, marketing, corte/costura).

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Econômicas (Ano: 2000) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista no Lato-Sensu em Moda: Criação e Produção (Ano: 2002) e Mestre em Educação e Cultura (Ano: 2005), ambas formações na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Design (Ano 2012) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor efetivo na UDESC, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Tem experiência no Setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos.

Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área Estudos de Gênero, com a tese: A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI (2014). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV, junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) com bolsa de pesquisa CAPES BEX 6682/14-6 (Brasil). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), área História do Tempo Presente (2009), com estudos voltados para imagem/juvenilização contemporânea em periódicos de moda. Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC (2000). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro de conselhos consultivos da Revista DaPesquisa e Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Atualmente é editora-chefe da revista ModaPalavra E-periódico, professora adjunta no curso Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) credenciada no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGMODA) da mesma instituição, coordenadora do programa de extensão Teciteca e integrante do grupo de pesquisa "Moda, Artes, Ensino e Sociedade" certificado pelo CNPq.

Citas

BÅGANDER, Linnea. Body movement as material: designing temporal expressions.2021. Tese (Doutorado em Design de Moda) – The New School of Textiles, Högskolan i Borås, Borås: 2021. Disponível em: http://www.diva-portal.org/smash/record.jsf?aq2=%5B%5B%5D%5D&c=2&af=%5B%22personName%3A%5C%22B%C3%A5gander%2C+Linnea%5C%22%22%5D&searchType=SIMPLE&sortOrder2=title_sort_asc&query=body+movement&language=en&pid=diva2%3A1510409&aq=%5B%5B%5D%5D&sf=all&aqe=%5B%5D&sortOrder=author_sort_asc&onlyFullText=false&noOfRows=50&dswid=1251. Acesso em: 26 nov. 2022.

BERLIM, Lilyan. Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2020. E-book. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Moda-Sustentabilidade-uma-reflex%C3%A3o-necess%C3%A1ria-ebook/dp/B0868VGHK6/ref=tmm_kin_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=&sr=. Acesso em: 09 nov. 2022.

CARVALHO, Agda. Corpo/Vestir: uma experiência. In: PIRES, Beatriz Ferreira; GARCIA, Cláudia; AVELAR, Suzana (org.) Moda, vestimenta, corpo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

CASTILHO, Kathia. Do corpo à moda: exercícios de uma prática estética. In: CASTILHO, Kathia; GALVÃO, Diana (org.) A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Editora Esfera, 2002.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Corpo, moda e existência. In: PIRES, Beatriz Ferreira; GARCIA, Cláudia; AVELAR, Suzana (org.) Moda, vestimenta, corpo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

CONTI, Giovanni Maria; SOUZA, Patrícia de Mello. Projetando para a inovação: a cross fertilization como método. Vol. 32, nº. 9. Venezuela. Opción, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/310/31048482030.pdf. Acesso em: 09 nov. 2022.

FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda e sustentabilidade: design para mudança. São Paulo, SP: Editora Senac, 2019. E-book. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Moda-sustentabilidade-Design-para-mudan%C3%A7a-ebook/dp/B07ZKZFBVF/ref=tmm_kin_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=&sr=. Acesso em: 26 nov. 2022.

LIDSTRÖM, Anna. Remake: Design Foundation.2020. Tese (Doutorado em Design de Moda) – The New School of Textiles, Högskolan i Borås, Borås: 2020. Disponível em: http://www.diva-portal.org/smash/record.jsf?dswid=-2056&pid=diva2%3A1476592&c=10&searchType=SIMPLE&language=en&query=anna+remake&af=%5B%5D&aq=%5B%5B%5D%5D&aq2=%5B%5B%5D%5D&aqe=%5B%5D&noOfRows=50&sortOrder=author_sort_asc&sortOrder2=title_sort_asc&onlyFullText=false&sf=all. Acesso em: 09 nov. 2022.

LINDQVIST, Rickard. On the logic of pattern cutting: foundational cuts and approximations of the body.2013. Dissertação (Mestrado em Design de Moda) – The New School of Textiles, Högskolan i Borås, Borås: 2015. Disponível em: http://www.diva-portal.org/smash/record.jsf?dswid=1251&pid=diva2%3A877037&c=3&searchType=SIMPLE&language=en&query=on+the+logic+of+pattern+cutting&af=%5B%5D&aq=%5B%5B%5D%5D&aq2=%5B%5B%5D%5D&aqe=%5B%5D&noOfRows=50&sortOrder=author_sort_asc&sortOrder2=title_sort_asc&onlyFullText=false&sf=all. Acesso em: 26 nov. 2022.

MALMGREN DE OLIVEIRA, Stefanie. Acts of seeing: seeing as a methodological tool in fashion design. Tese (Doutorado em Design de Moda) - The New School of Textiles, Högskolan i Borås, Borås: 2018. Disponível em: http://www.diva-portal.org/smash/record.jsf?pid=diva2%3A1223322&dswid=2979. Acesso em: 09 nov. 2022.

NAJAR, Rodrigo. Perspectivas epistemológicas e design: uma abordagem pós-estruturalista. v. 27. nº 1. Rio de Janeiro. Estudos em Design, 2019. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/678. Acesso em: 09 nov. 2022.

RYD, Hanna. Grandmother of cats – dressed drunk: upcycling post-consumer waste materials to reduce the need for virgin produced goods in fashion design. TCC (Graduação em Design de Moda) - The New School of Textiles, Högskolan i Borås, Borås: 2021. Disponível em: http://www.diva-portal.org/smash/record.jsf?dswid=-3289&pid=diva2%3A1614025&c=1&searchType=SIMPLE&language=en&query=grandmother+of+cats&af=%5B%5D&aq=%5B%5B%5D%5D&aq2=%5B%5B%5D%5D&aqe=%5B%5D&noOfRows=50&sortOrder=author_sort_asc&sortOrder2=title_sort_asc&onlyFullText=false&sf=all. Acesso em: 01 dez. 2022.

SALTZMAN, Andrea. A metáfora da pele no processo projetual da vestimenta. In: PIRES, Beatriz Ferreira; GARCIA, Cláudia; AVELAR, Suzana (org.) Moda, vestimenta, corpo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

SANT’ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. Barueri, SP: Estação das Letras Editora, 2007.

SILVEIRA, Icléia; ROSA, Lucas Da; LOPES, Luciana Dornbusch. Modelagem básica de vestuário feminino. Florianópolis: UDESC, 2017. E-book. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000081/00008183.pdf. Acesso em: 26 nov. 2022.

THORNQUIST, Clemens. Arranged abstraction: definition by example in art research. Borås: The Textile Research Centre (CTF), 2012.

THORNQUIST, Clemens. Artistic development in [fashion] design. Borås: The Textile Research Centre (CTF), 2010.

TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.

YAMASHITA, Yaeko. A moulage como processo criativo do estilista contemporâneo. In: 4º COLÓQUIO DE MODA, 2008, Novo Hamburgo. Anais eletrônicos [...]. Novo Hamburgo: FEEVALE, Campus II, Novo Hamburgo/RS, 2008. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202008/42484.pdf. Acesso em: 26 nov. 2022.

Publicado

2023-03-07 — Actualizado el 2023-03-13

Cómo citar

SILVA, José Heitor da; ROSA, Lucas da; NOVELLI, Daniela. Upcycling artesanal y diferentes biotipos: concepción, desarrollo y producción de productos de moda de autor . ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16392023e0004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23062. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

Variata