Reflexões sobre a classificação de coleções do vestuário: coleções-unidade e coleções-mix
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x09172016238Palabras clave:
coleções, coleção unidade, coleção mixResumen
As estratégias comerciais de algumas empresas do vestuário, atualmente nos propõe a uma reflexão acerca do modelo ideal de coleções do vestuário. Sendo assim, este estudo, fruto do doutoramento em design, propõe uma reflexão sobre coleções do vestuário tomando como base o surgimento da primeira coleção, a definição de coleção de moda na literatura e segue até as coleções atuais. Como contribuição, apresenta-se duas terminologias para classificar as coleções, conforme foi diagnosticado no estudo, de acordo com características peculiares de cada coleção, bem como, favorece o reconhecimento de coleções que não estavam presentes na literatura e desta forma não eram consideradas coleções.
Descargas
Citas
CORMEN, T. H.; LEISERSON, C. E.; RIVEST, R. L.; STEIN, C. Introduction to algotithms. 3 ed. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 2009.
COSGRAVE, B. História da indumentária e da moda. Das antiguidades aos dias atuais. Tradução de Ana Resende. Barcelona: Gustavo Gil, 2012.
LAVER, J. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das letras, 2002.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Edição histórica 100 anos. São Paulo: Positivo, 2010.
FRINGS, G. S. Moda: do conceito ao consumidor. Tradução de Marina Belloli. 9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
GONÇALVES, J. E. L. As empresas são Grandes Coleções de Processos. In: RAE –Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n.1, p.6-19. Jan./mar., 2000.
HOUAISS, A.; VILLAR, M.S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
JONES, S. J. Fashion Design –manual do estilista. Tradução de Iara Biderman. São Paulo: Cosacnaify, 2005.
JONES, S. J. Fashion Design –manual do estilista. Tradução de Iara Biderman. São Paulo: Cosacnaify, 2011.
LIGER, I. Moda em 360 graus: design, matéria-prima e produção para o mercado global. São Paulo: Editora Senac. São Paulo, 2012.
MENDES, F. D. Um estudo comparativo entre as manufaturas do vestuário de moda do Brasil e da Índia. Tese de doutorado (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2010.
MENDES, F.D.; SACOMANO, J. B.; FUSCO, J. P. A. Planejamento e Controle da produtividade na manufatura do vestuário de moda. In: Simpósio de Administração, Operações e Logística, 9, 2006, São Paulo, Anais, São Paulo, 2006a.
MENDES, F.D.; SACOMANO, J. B.; FUSCO, J. P. A. Manufatura do Vestuário de Moda –o PCP como estratégia competitiva. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 26, 2006, Fortaleza, Anais, 2006b.
MIRANDA, A. C. C. Desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. In: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 1-19, jan./jun., 2007.
NAVALON, E. Design de Moda: interconexão metodológica.Dissertação de Mestrado (Mestrado em Design) –Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo, 2008.
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
RECH, S. R. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: UDESC, 2002.
RECH, S. R. Conceito de Produto de Moda. Actas de Diseño, v. 13, p. 187-191, 2012.
RECH, S. R. The Fashion Design Manager: global market differentiating. (Anais...) III International Textile andApparel Conference.Rio de Janeiro: Cetiqt, 2003 (1 Cd-rom).
RECH, S. R. Cadeia produtiva da moda: um modelo conceitual de análise da competitividade no elo confecção.Tese de doutorado (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de SantaCatarina. Florianópolis, 2006.
SIMÕES-BORGIANI, D. S. Um estudo sobre as estratégias de gestão de coleções do vestuário em seis empresas de Pernambuco. Tese de doutorado (Doutorado em Design). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
SIPLESTEIN, J.M.; BLELLOCH, G. E. Collection-oriented languages. In: Proceedings of the IEEE, Pittsburg, USA, v. 79, n. 4, p. 504-523, 1991.
TREPTOW, D. Inventando moda: Planejamento de coleções. 3ed. Brusque: do autor, 2005.
TREPTOW, D. Inventando moda: Planejamento de coleções. 3ed. Brusque: do autor, 2013.
WATT, D. A.; BROWN, D. Java Cllections: An Introduction to Abstract Data Types, Data Strcture and Algarithms. USA: Wiley, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Danielle Silva Simões-Borgiani
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al enviar un artículo para su publicación en ModaPalavra e-periodico, el (los) autor (es) aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista, sin pago;
- Los autores pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones después de la primera publicación, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodical como medio de publicación original;
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado solo después de la publicación inicial en ModaPalavra e-periodical, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodic como el medio de publicación original;
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), solo después del proceso editorial y la primera publicación, siempre que indiquen el ModaPalavra periódico electrónico como medio de publicación original;
- Para indicar ModaPalavra e-periodic como medio de publicación original, el autor debe seguir el texto modelo: "Este artículo fue publicado originalmente por ModaPalavra e-periodic, bajo la licencia CC BY NC, en su volumen [insertar volumen], número [ insertar número] en el año de [insertar año], y se puede acceder en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/ ";
- Las opiniones expresadas en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no reflejan necesariamente la opinión de la revista. La publicación de artículos, fotografías y dibujos fue previamente autorizada por los responsables o sus representantes para su publicación en ModaPalavra e-periodic.