Percepção e Expressão no Universo das Ilustrações de Moda

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12232019251

Palabras clave:

leitura de imagens, ferramentas de design., ilustração de moda

Resumen

No universo da Moda, as ilustrações são importantes ferramentas para divulgação de produtos ou de marcas e os croquis ou desenhos de moda, estão presentes na forma de projetos e são o início da elaboração do produto em si. Na criação das ilustrações ou croquis, os elementos gráfico visuais como o ponto, a linha, a mancha e o plano são a base para a representação de figuras que delineiam este universo. Neste sentido, a expressividade e a percepção, se dão  tanto através dos aspectos estético-formais, quanto dos simbólicos, que organizados de certa maneira, tornam-se bastante relevantes, já que tem como objetivo principal, divulgar uma ideia ou conceito e estabelecer um impacto sobre o espectador. Para tanto, o presente artigo faz uma síntese sobre os conceitos da sintaxe visual, elementos estético-formais, associações simbólicas e busca aplicar essa teoria na leitura de uma ilustração de Laura Laine, aperfeiçoando o entendimento sobre a imagem a qual se refere e fazendo analogias desta imagem com outras a que faz menção.

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Biografía del autor/a

Gabriela Kuhnen, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Design pela UDESC (2016-2018),  pós Graduada em Moda: Produção e Criação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002 e 2006) e graduada em Bacharelado em Moda (1998-2002). Atuou no mercado de trabalho como Estilista por mais de 10 anos. De 2013 a 2017 começou a lecionar na UDESC como professora colaboradora nas áreas de Desenho, Ergonomia e Estilo. Hoje é professora no Centro Universitário Estácio de Sá (2018) na graduação em Design de Moda e ministra oficinas de arte no DAC na Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2017 foi selecionada no Edital Estação cultural que promoveu duas oficinas: Pintura em Aquarela e Cadernos de Arte ministradas pela professora.

Célio Teodorico dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1983). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), na área de Gestão do Design e do Produto. Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Projeto de Sistemas Mecânicos pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em 10 de dezembro de 2009. É professor Adjunto do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa em Design, Design Industrial, Design Thinking, Ergonomia, consultoria no desenvolvimento de produtos eletro eletrônicos, equipamentos hospitalares, projetos especiais e mobiliário. Pesquisador em Prospecções Metodológicas em Design, linguagem do Produto, Design Thinking, Tecnologia Ubíqua e Perfasiva e Tecnologia Assistiva, Pesquisas Ergonômicas, Métodos Representacionais para o Ensino de Design. Pesquisas em Design de interações. É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design (PPG Design) da UDESC. Foi Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação Institucional (CSA) do CEART/UDESC. Foi Chefe do Departamento de Design- UDESC entre 17/03 de 2011 a 16/03 de 2013. Foi Curador Adjunto da 5ª Bienal de Design 2015 em Florianópolis - Exposição Design para Todos. É Vice Coordenador do PPGDesign - Programa de Pós Graduação em Design CEART UDESC. É Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Design de Interações LPDI UDESC.

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Publicado

2019-01-01

Cómo citar

KUHNEN, Gabriela; SANTOS, Célio Teodorico dos. Percepção e Expressão no Universo das Ilustrações de Moda. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. 251–293, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12232019251. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13217. Acesso em: 20 dic. 2024.