Wearing Clio - The production of historical knowledge in Fashion

Authors

  • Mara Rubia Sant’Anna Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x07142014051

Keywords:

history, research, fashion

Abstract

Study on the relationship between fashion and history, considering working with documents, made in sources of research historian from the goals that drive their approach and historiographical proposition. Propose means of historical production from the Fashion object in its different variations and contexts.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDRADE, Rita. Por debaixo dos panos: cultura e materialidade nossas roupas e tecidos. In: Tecidos e sua conservação no Brasil: museus e coleções. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

______. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1997.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.

BITTENCOURT, José. Cultural material, museus e história: algumas considerações sobre um debate que não é tão intenso quando deveria ser. In: Humanas. 1998. Disponível em: http://www.ifcs.ufrj.br/humanas/0029.htm.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem Bauru, SP: Editora Edusc, 2004.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo, 1870-1920. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2008.

CASSAGNES, Sophie. Le commentaire de document iconographique en histoire. Paris: Elipses, 1996.

CHATEAU, Dominique. Esthéthique du cinéma. Paris : Armand Colin, 2006.CONSONI, Paula. Moda em acervos: Estudo da sociedade blumenauense de 1850-1890 a partir de vestígios de seu vestir. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis: UDESC, 2008. Disponível em http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/00000000000A/00000A27.pdf.

DEBRET, Jean Baptiste. Viagem Pitoresca e histórica do Brasil. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1989.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994.

FABRIS, Annateresa (Org). Fotografia – usos e funções no século XIX. São Paulo, EDUSP, 1991.

FERRO, Marc. A história vigiada. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

GOMBRICH, E.H. La imagen y el ojo – nuevos estúdios sobre la psicologia de la representación pictórica. Madrid: Alianza Editorial, 1993.

GRAVES, Robert. O Grande livro dos mitos gregos. São Paulo: Ediouro, 2008.

GRUBER, Valdirene et alii. VESTIDO DE 1910: memória de um passado de moda. In:Modapalavra e-periódicos, Ano 2, n.4, ago-dez 2009, pp. 79 - 105.

HASKELL, Francis. L’historien et les images. Paris: Gallimard, 1995.

ISER, Wolfang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996. v. 1.

JAUSS, Hans. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa (Coord.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.

KOSELLECK, Reinhart. Historia magistra vitae – sobre a dissolução dos topos na historia moderna em movimento; Representação, evento e estrutura. In: ______. Futuro Passado. Contribuições à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Editora PUC/Rio, 2006.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: ______. História e memória. 5ª. Edição. Campinas/SP: Unicamp, 2003.

MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes: ensaios sobre história e fotografia. Niterói/RJ: Editora da UFF, 2008.

______. Fotografia e história – possibilidades de análise. In: CIAVATTA, Maria; ALVES, Nilda (orgs). A leitura de imagens na pesquisa social: história, comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2004.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, vol.23, nº 45, 2003.

MEREILLES, Vitor. Estudo de trajes italianos. 1856-56. In: http://www.museuvictormeirelles.gov.br/estudosdetrajes/ Acesso: 12 jan 2014. PALLA, Maria José. Traje e pintura – Grão Vasco e o Retábulo da Sé de Viseu. Lisboa: Estampa, 1999.

PAIVA, Eduardo. História e Imagem. 2ª. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2006. PIETROFORTE, Antonio Vicente. Semiótica Visual – os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.

PIROTTE, Jean. Images et critique historique. In: JADOULE, Jean-Louis. L’histoire au prisme de l’image. Vol.1: L’historien et l’image fixe texte. Louvain/BG: Université Catholique de Louvain, 2002.

PROST, Antoine. Criação de enredos e narratividade. In: _____. Doze lições sobre a história. Belo horizonte: Autêntica, 2008.

RACINET, A. Histoire du costume. Paris: Bookking international, 1995.

RICOEUR, Paul. Fase documental: a memória arquivada. In: ______. A memória, a história, o esquecimento. Campinas/SP: Unicamp, 2007.

RIFFEL, Renato. Retratos de masculinidades: construção de subjetividades através das aparências (Vale do Itajaí-Mirim, 1941 a 1950). Programa de Pós-graduação em História. Florianópolis: UDESC, 2011. [Dissertação]. SANTAELLA, Lúcia. Estética de Platão a Pierce. São Paulo: Experimento, 1994.

SANT’ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. 2ª. Ed. São Paulo: Estação das Letras, 2009.

SARLO, Beatriz. Experiência e argumentação; Pós-memória e reconstituições. In: ______. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

Published

2014-07-01

How to Cite

SANT’ANNA, Mara Rubia. Wearing Clio - The production of historical knowledge in Fashion. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 51–71, 2014. DOI: 10.5965/1982615x07142014051. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5100. Acesso em: 30 jun. 2024.