Discursos éticos e estéticos: uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14322021073

Palavras-chave:

moda, sustentabilidade, semiótica discursiva

Resumo

Neste artigo, são analisados os valores simbólicos e as estratégias discursivas presentes em editoriais de moda produzidos por dois diferentes modelos de empresas de vestuário: uma marca de fast fashion e uma marca de slow fashion. Para tanto, é utilizado o aparato teórico-metodológico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, tendo em vista o levantamento de hipóteses interpretativas e a apreensão dos efeitos de sentido vinculados às imagens fotográficas destes dois modelos de negócio. Como resultado, as leituras dos elementos visuais que compõem os editoriais analisados sugerem a promoção de valores distintos que apontam para as possíveis posições ideológicas discursivizadas pelas marcas.

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Biografia do Autor

Letícia Formoso Assunção, Federal University of Rio Grande do Sul

Graduada em Tecnologia em Design de Moda pela Universidade Católica de Pelotas, 2012. Mestre em Letras - Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, 2015. Doutoranda em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Núcleo de Moda Sustentável - Nms/UFRGS. 

Amalia Kusiak Martinez, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui graduação em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Mestranda em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista CAPES.

Jocelise Jacques de Jacques, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1996), mestrado em Engenharia Civil (2000) e doutorado em Engenharia de Produção (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo desenvolvido parte de sua pesquisa na Universidade da Califórnia - Berkeley. É professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica, e membro dos grupos de pesquisa Virtual Design (ViD) e Núcleo de Desenvolvimento de Produtos (NDP). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Design (UFRGS).

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

ASSUNÇÃO, Letícia Formoso; MARTINEZ, Amalia Kusiak; JACQUES, Jocelise Jacques de. Discursos éticos e estéticos: uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 73–97, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14322021073. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/17452. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Variata