O codesign para geração de valor e inovação no desenvolvimento de produtos de vestuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14322021204

Palavras-chave:

setor de vestuário, codesign, inovação

Resumo

O presente artigo aborda os processos de inovação em empresas de vestuário, com intuito de analisar como a colaboração entre os stakeholders podem contribuir para a geração de valor e inovação. Inicialmente, uma Revisão Bibliográfica delineia o quadro teórico sobre o qual se fundamenta o assunto e  que é confirmado empiricamente por meio de um Estudo de Caso junto a uma empresa brasileira. Os resultados apresentados e discutidos revelam aspectos novos sobre os fatores causais da criação de valor e da inovação. O estudo conclui com a constatação de duas relações causais no desenvolvimento de produtos de vestuário: o codesign é fator que está para a geração de valor assim como a gestão de relacionamento está para a inovação.

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Biografia do Autor

Luciana da Silva Bertoso, Federal University of Paraná

Docente no curso de Moda da UniCesumar. Especialista em Produção de Moda e Styling, pela Universidade Positivo (UP). Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação, pela UniCesumar. Mestre em Design, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2017), Membro do grupo de pesquisa Design Colaborativo e Co-criação (UFPR). Possui graduação em Design de Moda, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2014).

Adriano Heemann, Federal University of Paraná

Graduado em Design de Produto (UFPR), Especialista em Design (CDG, Alemanha bolsa CDG), Mestre em Tecnologia (Cefet-PR bolsa CAPES), Doutor em Engenharia Mecânica com ênfase em Desenvolvimento de Produto (TU Braunschweig bolsa DAAD/CNPq). Atua como professor Associado do Departamento de Design, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR.

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

BERTOSO, Luciana da Silva; HEEMANN, Adriano. O codesign para geração de valor e inovação no desenvolvimento de produtos de vestuário. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 204–227, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14322021204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15428. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Variata