Enxoval de noiva e a moda: da dádiva ao homewear
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x03062010009Palavras-chave:
Enxoval, Dádiva, ModaResumo
A preparação do enxoval sempre esteve associada ao papel social feminino e a um ritual de transmissão de saberes e de valores entre mulheres. O enxoval da mulher para o casamento sofreu modificações que acompanharam as mudanças históricas no próprio casamento, na condição feminina e na formação de uma sociedade de consumo fortemente industrializada. A pesquisa realizada envolveu um estudo bibliográfico, uma pesquisa documental na internet em sites especializados em enxoval e em entrevistas com cinco mulheres de gerações diferentes. A forma de preparar o enxoval da noiva mudou de uma fabricação artesanal num contexto de transmissão de vivências e valores entre mulheres que configurava um sistema de trocas simbólicas pelo qual tomava a forma de dádiva, para uma prática de consumo coordenada por empresas especializadas e orientada por valores estabelecidos pelo mercado, no qual se constitui como mercadoria de homewear.
Downloads
Referências
ABREU, Alice Rangel de Paiva. O Avesso da Moda: Trabalho a domicílio na Indústria de Confecções. São Paulo : Ed. Hucitec, 1986.
ALVES, Branca; PITANGUY, Jaqueline. O que é feminismo. São Paulo: Brasiliense S.A, 1985.
ANGELO, Elis Regina Barbosa. Turismo e Artesanato: os bordados da cidade de Santos em perspectiva. Revista Eletrônica COEAE – ISSN 1806 – 700X, novembro, 2004.
ARAUJO, Maria de Fátima. Amor, Casamento e Sexualidade: velhas e novas configurações. Psicologia: Ciência e Profissão. [s.l], v.22, n.2, p.70-77, junho.2002.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo. A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BEVILÁQUA, Clóvis. Direito de Família. Campinas: Red Livros, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 3.e. São Paulo: Perspectiva, 1992.
DIAS, Paula Barata. A influência do Cristianismo no conceito de casamento e de vida privada na Antiguidade Tardia. Ágora Estudos Clássicos em Debate. Coimbra, n.6. 2004.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Curitiba: Contraponto, 1997.
DUBY, Georges; BARTHELEMY, Dominique; RONCIÈRE, Charles de La. A vida privada nas casas aristocráticas da França feudal. DUBY, Georges e ARIÈS, Philippe. (Orgs.). História da Vida Privada. v.2 , São Paulo: Companhia das Letras,1998.
REDE BAHIA DE TELEVISÃO. Setor de Cama, Mesa e Banho – Estudo de Mercado. Salvador, janeiro de 2006. Disponível em:
HTTP://. Acesso em 15 nov. 2008.
FILHO, Alcides Goularti; NETO, Roseli Jenoveva. A Indústria do Vestuário. São Paulo: Letras Contemporâneas, 1997.
GORINI, A .P. F.; SIQUEIRA, S.H.G. Segmento de fiação no Brasil. 25p. Rio de Janeiro:BNDES setorial 6, set. 1997. Disponível em: http://. Acesso em: 20 out. 2008.
GORINI, A .P. F.; SIQUEIRA, S.H.G. Tecelagem e Malharia. 28p. Rio de Janeiro: BNDES setorial 7, mar.1998. Disponível em:
http://.Acesso em: 20 out. 2008.
MALUF, Marina; MOTT, Maria Lúcia. Recônditos do Mundo Feminino. In: NOVAIS, F; SEVCENKO, N. História da Vida Privada no Brasil. v.3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
MARQUES, Nerina A. C. A Produção doméstica no sistema capitalista: os espaços que ainda permanecem. In: Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 10, 1989, Piracicaba. Anais... p.95-103.
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. V. II. Ensaio sobre a Dádiva. São Paulo: EPUEDUSP, 1974.
MURSTEIN, Bernard I. Amor, Sexo e Casamento Através dos Tempos. [s.l.], Arte Nova S.A., 1976.
PINHEIRO, S. S. Relações de produção e de trabalho: uma análise geográfica da indústria do vestuário, calçados e artefatos de tecidos em Rio Claro – SP, e suas vinculações espaciais.1993. 191 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro, 1993.
SEVCENKO, Nicolau (Org.); NOVAIS, Fernando A. (Dir.). História da Vida privada no Brasil – República: da Belle Epoque à Era do Rádio. v.3, São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SOUZA, Laura de Mello e (Org); NOVAIS, Fernando A. (Dir.). História da Vida Privada no Brasil – Cotidiano e vida privada na América Portuguesa. v.1, São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
TRIGUEIRO, Osvaldo M. A espetacularização das culturas populares ou produtos culturais folkmidiáticos. Apresentado no Seminário Nacional de Políticas Públicas para Culturas Populares. Brasília, Fev. 2005. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/trigueiro-osvaldoespetacularizacao-culturas-populares.pdf
VÁRZEA, Mariana. Enxoval: Uma Cultura Feminina. Portal Virtual Bolsa de Mulher, 07 set. 2001. Disponível em: HTTP://< www.bolsademulher.com/autor/35. Acesso em 03 ago. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Débora Fontes Pinto, Rita Claudia Aguiar Barbosa, Maria Dolores de Brito Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.