Requisitos para desenvolver calçados de salto para mulheres com idades superiores aos 45 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x08152015269

Palavras-chave:

diretrizes de projeto, calçado de salto feminino, preferências de consumo

Resumo

O presente artigo busca analisar a visão das mulheres maduras sobre o uso do calçado feminino de salto como instrumento para traçar diretrizes. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral elaborar um conjunto de requisitos de projeto para o desenvolvimento de calçados de salto para mulheres com idade acima dos 45 anos. O método para o levantamento bibliográfico foi exploratório, e para a coleta de dados foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo por levantamento - survey. A análise de dados foi realizada por meio de testes estatísticos não paramétricos. Os resultados indicam que o uso do calçado está, de algum modo, relacionado às características físicas, às situações do dia a dia, à aparência, ao nível de concordância dos descritores atribuídos aos calçados femininos e à percepção de conforto no uso. E, com base nos resultados, foi possível elaborar requisitos básicos de projeto para o desenvolvimento de calçados de salto.

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Biografia do Autor

Daniela Petter, UniRitter

Daniela Petter é Mestre em Design pelo UniRitter/RS e graduada em Design com Habilitação em Produto com Ênfase em Calçados e Acessórios pela FEEVALE/RS. Desenvolve pesquisa na área de Design de Moda com foco em calçados e acessórios, compreendendo as áreas de pesquisa de moda e consumo, simbolismo, tecnologias existentes e desenvolvimento de produto.

Fabiane Wolff, Federal University of Rio Grande do Sul

Fabiane Wolff é professora pesquisadora do Mestrado em Design do Programa de Pós Graduação em Design do UniRitter. É doutora em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS, mestre em Administração pelo PPGA/UFRGS e graduada em Desenho Industrial pela Universidade Luterana do Brasil. Desenvolve pesquisa na área de Gestão de Design compreendendo as áreas de estratégias para design, métricas, pesquisa de consumo, simbolismo, marketing e desenvolvimento de produto. Editora da Revista D.: a professora é também parte do Comitê Científico das Conferencias Acadêmicas do Design Management Institute e da European Design Academy.

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Publicado

2015-01-01

Como Citar

PETTER, Daniela; WOLFF, Fabiane. Requisitos para desenvolver calçados de salto para mulheres com idades superiores aos 45 anos. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 269–306, 2015. DOI: 10.5965/1982615x08152015269. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5466. Acesso em: 20 dez. 2024.