Requisitos para desenvolver calçados de salto para mulheres com idades superiores aos 45 anos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x08152015269Palavras-chave:
diretrizes de projeto, calçado de salto feminino, preferências de consumoResumo
O presente artigo busca analisar a visão das mulheres maduras sobre o uso do calçado feminino de salto como instrumento para traçar diretrizes. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral elaborar um conjunto de requisitos de projeto para o desenvolvimento de calçados de salto para mulheres com idade acima dos 45 anos. O método para o levantamento bibliográfico foi exploratório, e para a coleta de dados foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo por levantamento - survey. A análise de dados foi realizada por meio de testes estatísticos não paramétricos. Os resultados indicam que o uso do calçado está, de algum modo, relacionado às características físicas, às situações do dia a dia, à aparência, ao nível de concordância dos descritores atribuídos aos calçados femininos e à percepção de conforto no uso. E, com base nos resultados, foi possível elaborar requisitos básicos de projeto para o desenvolvimento de calçados de salto.
Downloads
Referências
AZIMUTE 720. Mulheres demandam mudanças no mercado calçadista. Disponível em http://www.abicalcados.com.br/site/noticias_detalhes.php?id=265&titulo=mulheres-demandam-mudancas-no-mercado-calcadista. Acesso em março de 2014.
BERGSTEIN, Rachalle. Do tornozelo para baixo. Rio de Janeiro: Casa da palavra. 2013.
BERWANGER, Elenilton Gerson. Fôrmas e sistemas de medidas para calçados. SENAI-RS, 2008. Disponível em http://www.respostatecnica.org.br/acessoDT/301. Acesso em janeiro de 2014.
BIRTWISTLE, Grete; TSIM, Cayan.Consumer purchasing behaviour: An investigation of the UK mature women’s clothing Market. Journal of Consumer Behaviour, v. 4, p.453–464, 2005.
BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do consumidor. São Paulo: CengageLearning, 2005.
CARL, Klaus.Shoes. Parkstone International, 2011.
CHOKLAT, Aki. Design de sapatos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.
DESIGN MUSEUM (LONDRES, INGLATERRA). Cinquenta sapatos que mudaram o mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FIBGE. Fundação Instituto Brasileiro De Geografia E Estatísticas. Disponível emhttp://www.fcc.org.br/bdmulheres/download/Trabalho_e_Familia_2007.pdf. Acesso em março de 2014.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em http://www.ibge.gov.br. Acesso em março de 2014.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2006.
KRAMOLISCK, Hanna. Partes de um calçado. 2012. Disponível em http://hannakramolisck.wordpress.com/2012/03/27/partes-de-um-calcado/. Acesso em janeiro de 2014.
LIMANA, Mirieli Denardi et al. Efeito agudo do calçado de diferentes alturas sobre o comportamento angular do tornozelo.Fisioter. Pesqui.[online]. vol.19, n.3, p.222-227, 2012.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisade marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
__________. Naresh K. Pesquisa de marketing: foco na decisão. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
MORACE, Francesco (Org.). Consumo autoral:as gerações como empresas criativas. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2009.
O ́KEEFFE, Linda. SAPATOS: Uma festa de sapatos de salto, sandálias, chinelos... Colônia: Köln: Könemann, 1996.
PATTISON, Angela; CAWTHORNE, Nigel. Un siècle de chaussures. Londres: Serges Media, 2001.
SEFERIN, Mariana Toledo. Design, emoção e o calçado feminino: mulheres que amam calçados. 2012. Tese (Mestrado em Engenharia de Produção) –Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
SIEGEL, Sidney; CASTELLAN JR., N. John. Estatística não-paramétrica para ciências do comportamento. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2008.
SZMIGIN, Isabelle; CARRIGAN, Marylyn. Learning to love the older consumer. Journal of Consumer Behaviour, v.1, p.22-34, 2001.
VAN der LINDEN, J. C. Um modelo descritivo da percepção de conforto e de risco em calçados femininos. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) –Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Daniela Petter, Fabiane Wolff
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.